ANÚNCIO

header ads

Acilino Ribeiro concede entrevista coletiva, diz que Bolsonaro tem que ser preso e internado, que só Lula une o país, lamenta saída da senadora Leila Barros do PSB e que o partido deve ter candidato ao Buriti


Defendendo a imediata internação ou prisão do presidente Bolsonaro por crimes contra a democracia e acusação de genocídio, lamentando a saída da senadora Leila Barros do PSB, de quem era um dos mais próximos assessores no mandato desde 2019 desejou sorte a ela e afirmou que continua a torcer pela amiga e companheira de tantos anos de luta, desde quando eram secretários de estado juntos, ela de Esporte e Lazer e ele de Movimentos Sociais e Participação Popular no GDF, o advogado e secretário nacional do PSB, Acilino Ribeiro, Coordenador Nacional do Movimento Popular Socialista também membro da Executiva Regional no DF afirmou que agora os socialistas devem buscar construir uma nova candidatura ao GDF e que a princípio deve ser dentro dos quadros partidário do próprio PSB mas buscar também alternativas fora do partido e em coligações pela esquerda e construir uma candidatura progressista de Frente Ampla com o PT, PCdoB, PSOL, PDT, REDE, PV, PCB, PCO, PSTU, UP, Solidariedade e Cidadania dentre outros partidos de centro que desejem apoiar o Programa dessa Frente Democrática.

Acilino deu uma longa entrevista coletiva a vários órgãos de comunicação onde fala da conjuntura nacional e local, seus projetos para 2022 e o que pensa de como deve ser o caminho do PSB tanto no DF como a nível nacional a partir de agora. A entrevista que será publicada em vários meios de comunicação nacionais a partir de amanhã, dividida em duas partes, mostra o pensamento político de um dos mais controvertidos líderes da esquerda brasileira.

Na entrevista ele mostra porque o PSB deve caminhar junto com os demais partidos de esquerda no DF e a nível nacional. O que pensa de 2022 e a que será candidato. Defende uma candidatura própria do PSB mas ampliada a outros partidos de esquerda ao GDF e critica radicalmente o governo Bolsonaro, além de fazer sérias acusações ao presidente inclusive revelando informações que mostram a conspiração que levou Bolsonaro ao poder. Defende uma Autorreforma dentro do partido, que chama de Revolução Cultural das Bases Partidárias e prega eleições primárias para a escolha dos candidatos a presidente, governador, prefeito e senador dentro do PSB. Revela que é a favor de uma futura fusão do PSB com o PDT, PCdoB, REDE, PV e Cidadania e outros partidos de esquerda e afirma que defende dentro do PSB o apoio do partido à candidatura do ex-presidente Lula a presidente da República em 2022. A entrevista de perguntas e repostas será publicada partir deste final de semana em vários meios de comunicação do país.

PERFIL BIOGRÁFICO:

Acilino Ribeiro é um ex-guerrilheiro sobrevivente da luta armada contra a ditadura militar. Foi militante do PCB – Partido Comunista Brasileiro – por quase trinta anos e um combativo guerrilheiro de duas organizações revolucionárias nos anos de chumbo: o MR8 - Movimento Revolucionário 8 de Outubro, de tendência guevarista, e do internacionalista MCR – Movimento dos Comitês Revolucionários, de tendência kadafysta. Ficou conhecido como o lendário Comandante Mercúrio, atuante e combativo líder da Internacional Revolucionária com sede na Líbia até o final dos anos de 1980. Hoje é um moderado líder da esquerda brasileira, mas um dos mais ativos militantes e dirigentes do Partido Socialista Brasileiro, Secretário Nacional membro da Executiva Nacional do PSB e Coordenador Nacional do Movimento Popular Socialista, MPS, principal segmento de massa do partido e considerado o mais a esquerda ideologicamente.

Com oito pós-graduações que o fazem especialista em vários assuntos como nas áreas de Geopolítica, Estratégia, Inteligência e Diplomacia é professor de Economia Política, Direito Internacional, Relações Internacionais e Filosofia Marxista. Tem dez livros publicados nas áreas de História, Economia, Inteligência, Segurança e Defesa dentre outros tema. Não gosta de ser considerado um intelectual. Diz que é um camponês alfabetizado devido suas origens do campo e atuação como advogado durante muitos anos dos sindicatos de trabalhadores rurais Mas é considerado hoje um dos maiores teóricos da esquerda brasileira.

Acilino Ribeiro foi um dos mais próximos colaboradores da Senadora Leila Barros, tendo sido um dos principais coordenadores de sua campanha, seu assessor político por mais de dois anos no Senado Federal e por quatro anos foi Subsecretário de Estado dos Movimentos Sociais e Participação Popular do GDF no Governo Rollemberg, onde se notabilizou como uma espécie de negociador e bombeiro no governo. Era o homem que negociava com os movimentos sociais e sindicais e dava ao governo a necessária tranquilidade para seguir adiante devido a credibilidade e confiança que as organizações populares e sindicais tinham nele.

Chegou em Brasília pela primeira vez em 1967 tendo retornado ao Piauí no início dos anos 80 após a anistia onde foi eleito Vereador de Teresina e exerceu o mandato (1982-1992); Secretário Municipal de Ação Comunitária e Assuntos do Interior da Prefeitura de Teresina (1986-1988); Superintendente do INCRA (1992-1997); Presidente do Instituto de Terras do Piauí / Secretário de Reforma Agrária do Estado (1998-2002); Subsecretário de Serviço Social no governo do Estado do Piauí 2003 a 2006. Tendo retornado a Brasília em 2007 quando saiu do PCB e ingressou no PSB.

Em Brasília participou da fundação da UNIPOP – Universidade de Políticas do Movimento Popular e foi seu primeiro Diretor Geral quando ficou conhecido como o "Reitor Revolucionário", tendo formado centenas de militantes para movimentos sociais. Foi Coordenador Nacional do Movimento Democracia Direta e hoje foca sua atuação como dirigente nacional do Partido Socialista Brasileiro onde é considerado um dos principais teórico e dirigente partidário.

Este é Acilino Ribeiro, advogado de movimentos sociais e professor universitário. Nosso entrevistado do Mídia Sem Fronteiras e que fala sobre a política local, nacional e internacional.

A entrevista será publicada a partir deste sábado e no domingo, dividida em duas partes.

Por Katharina Garcia e Melina Collen
AGNOT – Mídia Sem Fronteiras em 05.08.21.

 FOTOBIOGRAFIA

Acilino Ribeiro, Secretário Nacional do PSB, Coordenador Nacional de Movimentos Populares do partido, membro da Comissão Executiva Nacional e membro da Executiva Regional do PSB DF.


Perfil Histórico de um Revolucionário

Com Luís Carlos Prestes em Moscou nos velhos tempos do PCB

 - Partido Comunista Brasileiro.

 

Na luta de massa enfrentando a ditadura militar

No campo mobilizando camponeses pela 

Reforma Agrária e contra o regime militar

   

Como dirigente da Internacional Revolucionária como o então Comandante Mercúrio pelo mundo apoiando a luta dos palestinos, kurdos, saharauys no enfrentamento ao imperialismo e o fascismo.


Em missão na França, Paris, como agente da Internacional Revolucionária, então considerado um dos mais importantes Comandos da Revolução Mundial  enfrentando a Operação Condor. Era o Agente Ícaro.


Com Lula na campanha das Diretas Já 


Histórico de uma luta




Com o Presidente Nacional do PSB Carlos Siqueira e a principal líder de massa do partido, assistente social Thaisa Dayane, também Secretária Geral da CONTAG e Coordenadora Nacional do Núcleos de Base Camponesa e de Comunidades Rurais do MPS / PSB.



Hoje dirigindo manifestações de rua na luta contra o fascismo e defendendo a democracia.

Postar um comentário

0 Comentários