Com a parte interne e externa do restaurante Calaf superlotado de militantes, além de fãs e admiradores, amigos e políticos de vários partidos políticos e movimentos sociais do Distrito Federal, foi lançada nesta segunda feira, 13, a pré-candidatura a governadora do DF da sindicalista Rosilene Correa.

Num ato interno do Partido dos Trabalhadores do Distrito Federal, mas aberto ao público, compareceram centenas de militantes que segundo cálculo dos organizadores se aproximou de um mil participantes.

Na ocasião estiveram presente diversos coordenadores das mais variadas tendências do PT no DF, assim como militantes e dirigentes de outros partidos políticos como REDE, PV, PSB, PCdoB, PDT, PSOL, além de militantes do MST, CUT e outras entidades sociais e organizações populares.


Os oradores que se revezaram foram todos do PT numa clara demonstração de união das principais tendências em defesa da candidatura de Rosilene Correa. Enquanto também chamava atenção diversos outros dirigentes partidários dos partidos acima citados, destacando-se dentre outros o deputado federal do Solidariedade, Professor Israel, e os pré-candidatos ao GDF, pela REDE, deputado distrital Leandro Grass e o Secretário Nacional do PSB Acilino Ribeiro. Eles não se pronunciaram durante o ato em razão do mesmo ser uma atividade de caráter interno do PT, porem foram bastante procurados pela imprensa e defenderam a unidade das esquerdas num projeto de união de uma candidatura única da Frente Progressista composta pelos partidos que estão articulando uma Federação Partidária, como é o caso do PT, PSB, PCdoB e PV. E foram unanimes em destacar as qualidades de Rosilene Corrêa como militante compromissada com a luta popular e gestora reconhecida.

Rosilene foi apoiada por todos os oradores e oradoras e ao final ao falar agradeceu a organização do evento e pregou a unidade das forças progressistas numa grande frente para a eleição de uma grande bancada federal e distrital e a eleição do ex-presidente Lula ao Palácio do Planalto em 2022.

Também estiveram presente além do presidente regional do PT, Jacy Afonso que fez um entusiasmado discurso, a deputada federal Erika Kokay, deputada distrital Arlete Sampaio e o deputado distrital Chico Vigilante. O ex-ministro José Dirceu que não pode comparecer por estar viajando mandou um vídeo em que declara seu apoio a candidatura de Rosilene Correa. Também diversos dirigentes do PT e dos demais partidos presentes eram taxativos em afirmar que a candidatura de Rosilene era a que mais tinha condições de unir o Partido dos Trabalhadores e demais forças de esquerda no Distrito Federal para as eleições de 2022.
AGNOT – 13.12.21 – MM.Por Milena Moreno