O último dia oficial de carnaval tem 28 eventos programados no Distrito Federal, espalhados por várias regiões administrativas. A expectativa é de que 507 mil foliões ocupem as ruas nesta terça-feira (27/2). Confira a programação completa dos eventos abaixo.

As festas começam logo cedo, com blocos no Guará I, Parque da Cidade e Asa Norte. A programação segue com os Blocos Alvorada do Planalto e Essa Boquinha eu Já Beijei (na Asa Sul), Pipoka Azul (entre a Torre de TV e a Funarte), Menino de Ceilândia (CNM1), Espírito Celta (na Praça dos Prazeres, na 201 Norte) e Baratinha (no estacionamento 12 do Parque da Cidade).

Dois blocos tradicionais, Baratona e Raparigueiros, que já tomaram o Eixão Sul no domingo, voltam nesta terça para fechar o carnaval no DF. No domingo, os dois blocos viraram um só, entre a 108 e a 110 Sul, e reuniram cerca de 180 mil pessoas.

A Polícia Militar calcula o efetivo para cada evento de acordo com a previsão de público. A PM destaca os seus efetivos a pé, motociclístico, e com viaturas — das unidades especializadas, que incluem Batalhão de Choque e Cavalaria, além do policiamento de trânsito, que tem orientado o fluxo e multado principalmente motoristas embriagados e aqueles que estacionam em local proibido.

A Polícia Civil trabalha 24 horas por dia em 17 delegacias, quatro no Plano Piloto e 13 em outas regiões administrativas. O site da delegacia eletrônica e o dique denúncia 197 também funcionarão 24 horas por dia.

Apesar dos protestos dos foliões e organizadores, a Secretaria de Segurança Pública pediu aos blocos que finalizassem as atividades até a meia-noite para facilitar o transporte e limpeza dos espaços públicos.

* Com informações da Agência Brasília