O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da abertura, acompanhado da esposa Márcia Rollemberg.

Governador Rodrigo Rollemberg participou do evento nesta sexta-feira (11). Espaço com estandes de mais de 100 países, no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, será aberto ao público no sábado (12)

Com apresentações artísticas de diferentes países, a 12ª Feira Internacional das Embaixadas foi aberta oficialmente nesta sexta-feira (11), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. A feira, que conta com apoio do governo local e patrocínio do Banco de Brasília (BRB), será aberta amanhã (12) ao público, das 10 às 22 horas, no mesmo local. O valor arrecadado com a venda de ingressos será destinado a apoiar instituições de caridade.

Entre os variados ritmos exibidos, houve marimba com um grupo mexicano e dança de tango e balé com a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.

O governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, participou da abertura, acompanhado da esposa Márcia Rollemberg. “Temos em Brasília a oportunidade de ter perto a cultura de diversos povos de todos os continentes. É algo da nossa cidade promover a amizade entre os povos”, discursou o governador.

Os visitantes poderão conhecer também a gastronomia de diferentes países, além das apresentações de danças, artesanatos, pinturas e roupas típicas. Cada embaixada — 100 participantes e quatro colaboradoras — terá um estande. O espaço contará ainda com brinquedoteca e espaços de descanso.

A programação completa está disponível no site do evento. Lá também é possível acessar o mapa da estrutura da feira, com a localização de cada estande, por continente e país. A expectativa da organização é que 25 mil pessoas passem pelo local.

Como colaboradora do governo, Márcia Rollemberg relembrou a parceria firmada na edição passada da feira e no programa Embaixada de Portas Abertas, que leva alunos das escolas públicas às representações diplomáticas. “Falo como voluntária que também faz parte desse projeto. É um processo de cooperação”, destacou.

A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil fez apresentações de balé. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

O espaço foi cedido pelo Executivo local e há ainda o apoio na área de segurança, com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

Antes, a Presidente do Grupo dos Cônjuges de Chefes de Missão, que organiza o evento, a embaixatriz do Líbano, Sana Sayah, abriu a edição destacando o seu papel social. “Investimos meses em organizar esse evento com o objetivo de melhorá-lo e ajudar ainda mais pessoas necessitadas”, pontuou.
Estande do governo de Brasília na Feira Internacional das Embaixadas

Ao lado esquerdo do palco, o governo de Brasília também terá um espaço exclusivo, onde será exposto os trabalhos de cinco artistas selecionados por processo seletivo da Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer.

No local haverá ainda o cine Cerrado, com vídeos contando a história da cidade. Em um estande separado, no corredor em frente, a pasta levará artesãos e profissionais do turismo rural para comercializar produtos.

Um deles é Valdério Costa, de 50 anos, que trabalha com xilogravuras. “A minha influência é a literatura de cordel, mas como morei a maior parte da vida em Brasília, misturo temas daqui nas imagens”, conta. Entre as inspirações levadas para a exposição estão representações da ponte Juscelino Kubitschek e do Estádio Nacional Mané Garrincha.

Valdério Costa, de 50 anos, que trabalha com xilogravuras, vai comercializar na feira o artesanato que produz. Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

Entre outras autoridades, também estiveram na abertura da feira a secretária da Segurança Pública e da Paz Social, Márcia de Alencar; o secretário de Educação, Júlio Gregório Filho; o secretário adjunto de Turismo da pasta do Esporte, Turismo e Lazer, Jaime Recena; o controlador-geral do DF, Henrique Moraes Ziller; o diretor de governo e produtos do Banco de Brasília, Nilban de Melo Júnior; o secretário-geral das Relações Exteriores do Brasil, Marcos Galvão, e a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira.

12ª Feira Internacional das Embaixadas
Em 12 de novembro (sábado)
Das 10 às 22 horas
Pontos de venda: bilheteria do Expobrasília ou pelo site Ticmix
Informações: (61) 98114-1749 ou contato@feiradasembaixadas.com.br
Classificação indicativa: livre
Agência Brasília
 Foto: Toninho Tavares