Governo do Distrito Federal tem investido em ações que promovem essa atividade turística na capital.

O estímulo ao Turismo Cívico em Brasília foi debatido na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), do Senado Federal, na quarta-feira (30). A audiência pública foi realizada a pedido do senador Izalci Lucas (PSDB – DF). O parlamentar sugeriu estímulos a visitas de estudantes do ensino fundamental e médio à capital federal com o foco na história política do Brasil. A secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, compôs o debate juntamente com Claudia Maldonado, presidente da Associação da Indústria Hoteleira (ADVD) e Henrique Severien, representante da Associação da Indústria Hoteleira (ABIH).

Para a secretária de Turismo do Distrito Federal, Brasília já é uma realidade no Turismo Cívico e funciona como uma ferramenta fundamental para resgatar e fortalecer a história da capital. “Desejamos que a população do Brasil e do mundo seja convidada e se interesse pela nossa cidade. Que a gente consiga despertar o sentimento de patriotismo e encantamento que só Brasília pode oferecer”, complementou Vanessa Mendonça.

“Brasília não é apenas uma cidade administrativa. A capital é moderna e tem vida própria. É por via do Turismo Cívico que o visitante poderá conhecer o outro lado de Brasília, além de criar uma conscientização, evitar a agressão a monumentos e, aos poucos, formar cidadãos proativos e preocupados com o patrimônio público”, pontuou o senador Izalci Lucas.

Iniciativas do GDF como o “Programa de Turismo Cívico Brasília: o Brasil começa aqui” é um exemplo de ações que visam impulsionar a capital federal. O projeto tem como objetivo proporcionar educação, cultura, turismo e cidadania por meio do acesso de estudantes, crianças, adolescentes, adultos e idosos à visitação a pontos turísticos do DF. Entre as ações de destaque estão a participação de crianças nas solenidades de Troca da Bandeira, que ocorrem todo primeiro domingo do mês, e a visitação semanal na Residência Oficial de Águas Claras (Roac).

Em outubro, a Comissão de Desenvolvimento Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo da Câmara Legislativa do DF (CLDF) aprovou o Projeto de Lei (PL) 507/2019 que institui no Calendário Oficial de Eventos do Distrito Federal um mês dedicado a esse segmento turístico: “Brasília Capital do Turismo Cívico para o Brasil e para o Mundo”.

Claudia Maldonado focou na importância do setor para o fomento à economia e ressaltou o potencial de Brasília. “A capital retém todos os símbolos nacionais. Temos a cultura, é uma cidade tombada, além de termos o cerrado, o esporte, entre tantos outros pontos. Entendemos que o GDF está desenvolvendo um trabalho que ainda não tinha sido feito e é importante que isso passe a ser uma política de estado para o Brasil”.