Também foram nomeados por Rollemberg o secretário adjunto da pasta, Sebastião Melchior Pinheiro; e o subsecretário de Integração de Ações Sociais, Virgílio Monteiro Neto.

Tomaram posse nesta quarta-feira (1º) a secretária de Projetos Estratégicos, Maria de Lourdes Abadia; o secretário adjunto, Sebastião Melchior Pinheiro; e o subsecretário de Integração de Ações Sociais, Virgílio Monteiro Neto. A cerimônia ocorreu no Salão Branco do Palácio do Buriti.

A secretária de Projetos Estratégicos, Maria de Lourdes Abadia, tomou posse nesta nesta quarta-feira (1º), em cerimônia no Palácio do Buriti. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A pasta comandada por Abadia terá a responsabilidade de articular ações entre os órgãos de governo e supervisionar os principais projetos do Executivo local, como a urbanização do Sol Nascente, em Ceilândia, e do Setor Habitacional Buritizinho, em Sobradinho II; a desobstrução da orla do Lago Paranoá; e a desativação do lixão da Estrutural.

“Quando a convidei, já tínhamos discutido internamente que precisávamos fortalecer a área de projetos”, disse Rollemberg na cerimônia de posse. “Ela poderia ter ficado em uma secretaria maior, mas escolheu estar perto da população que mais precisa”, destacou.

A secretária disse que se preocupará com a aproximação com as comunidades mais pobres do DF. “São projetos imensos, de grande peso, e que eu sei da responsabilidade de fazer essa interlocução do povo com o governador.”

“Quantos governos passaram, prometeram, mas não fizeram? Nós estamos fazendo: vamos desativar o segundo maior lixão do mundo, com os catadores trabalhando de forma indigna, sem a menor condição”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

O chefe do Executivo local lembrou das dificuldades financeiras com as quais encontrou o DF. “Saiba que você [Abadia] está entrando em um governo com a situação mais difícil do que qualquer outro da história de Brasília”, relatou.

Nesse ambiente de crise, Rollemberg deu prioridade a áreas que mais precisavam de infraestrutura, como Sol Nascente, Porto Rico e Vicente Pires, além do fechamento do lixão da Estrutural.

“Quantos governos passaram, prometeram, mas não fizeram? Nós estamos fazendo: vamos desativar o segundo maior lixão do mundo, com os catadores trabalhando de forma indigna, sem a menor condição.”
Maria de Lourdes Abadia

A nova secretária do DF tem 73 anos e foi chefe do Executivo local no período de março a dezembro de 2006. Ela foi eleita vice-governadora em 2003 e substituiu Joaquim Roriz quando ele deixou o cargo para concorrer ao Senado Federal. Ela foi a única mulher a ocupar o cargo até hoje.

Formada em serviço social pela Universidade de Brasília, atua como professora e consultora. Foi deputada federal, administradora regional de Ceilândia e secretária de Turismo do DF.
Sebastião Melchior Pinheiro

Morador de Brasília há 15 anos, Sebastião Melchior Pinheiro, de 49 anos, é auditor fiscal da receita do Distrito Federal desde 2012 e já ocupou diversos cargos estratégicos dentro da Secretaria de Fazenda, como um dos diretores da Receita do DF e assessor especial do gabinete do secretário.
Virgílio Monteiro Neto

Nascido em Teresina (PI), Virgílio Monteiro Neto, de 53 anos, veio para Brasília há 36 anos. Formado em direito e em administração, é fundador de um instituto que leva seu nome, que resgata, alimenta e capacita pessoas carentes há 25 anos.

A organização, que vive de doações e com o trabalho de voluntários, tem sede no Sol Nascente, no Itapoã e no Varjão, mas atende todo o Distrito Federal. Monteiro Neto já foi membro do Conselho Administrativo da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) e do Conselho Fiscal da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF).

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg na posse da secretária de Projetos Estratégicos, Maria de Lourdes Abadia.