Evento cultural na manhã deste sábado (5) marca ocupação do local pela comunidade. Governador Rodrigo Rollemberg esteve presente ouvindo demandas da população.

De segunda-feira (31 de julho) até sexta-feira (4), um dos pontos mais famosos de Taguatinga, a Praça do DI passou por melhorias. E neste sábado (5), o espaço foi ocupado pela comunidade. Até o fim da manhã, a praça foi cenário de shows musicais e outras atrações culturais, além de brinquedos para as crianças. O governador Rodrigo Rollemberg participou do evento.O administrador de Taguatinga, Marlon Costa; o governador Rodrigo Rollemberg; a comerciante Geralda Lins; e o secretário das Cidades, Marcos Dantas. Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

A Secretaria das Cidades, em parceria com a Administração Regional de Taguatinga, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) e comerciantes locais, promoveu serviços de limpeza, roçagem, remoção e restauração de bancos quebrados, além de pintura de meios-fios e de grades e a recolocação de pedras portuguesas.
“Queremos que a população usufrua de um espaço público com qualidade e segurança”, enfatizou o governador Rodrigo Rollemberg.
“Queremos que a população usufrua de um espaço público com qualidade e segurança”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

Reivindicação dos moradores, o espaço ocioso embaixo do posto policial da praça foi fechado. O lugar servia com frequência de esconderijo para criminosos ou ponto para uso de drogas. O administrador regional, Marlon Costa, ressaltou que esse foi um primeiro passo na parceria com os comerciantes. “As próximas ações serão de ocupar o local com eventos culturais”.
Manhã de festa na Praça do DI
Entre outras atividades, a comemoração contou com apresentações de bandas sertanejas e do grupo carnavalesco tradicional de Taguatinga Asé Dudu. Durante o evento, Rollemberg conversou com comerciantes e ouviu demandas da comunidade.
Geralda Lins, de 50 anos, comerciante e moradora da região há 26 anos, entregou ao governador um abaixo-assinado com 2,5 mil assinaturas pedindo as melhorias. “A proposta é que a praça volte a ser o que era: um local familiar”, disse.Estrutura da Praça do DI foi revitalizada entre a segunda-feira (31) e a sexta-feira (4). Foto: Dênio Simões/Agência Brasília

Samira da Conceição Pimentel, de 32 anos, moradora da região, compareceu ao evento com o filho Jhonnie Pimentel de 2 anos. Para ela, com a ocupação da comunidade, a praça deixará de ser um ponto de uso de drogas. “Não tínhamos mais prazer de vir pra cá, mas agora com a utilização pelos moradores, os usuários de drogas vão se afastar.”

O governador Rodrigo Rollemberg afirmou que o próximo passo no local é trazer eventos culturais. “Nós entregamos um conjunto de praças, como a Praça da Cidadania e o Parque Vivencial do Jardim Botânico. Queremos fazer isso permanentemente como política públ
ica de melhorias das praças com atividades culturais e esportivas em parceria com o comércio local.”