*Por Fabinho Dias

Agora sim! O andamento da Proposta de Emenda à Lei Orgânica (51/2013) de autoria da Deputada Distrital Luzia de Paula, vai decolar!


O  relator do projeto, o Deputado Cristiano Araújo declarou total apoio ao projeto da Deputada Luzia já que sempre foi um grande apoiador do movimento. 

A união quase impossível foi articulada por Salvador Serapião presidente da ASVECOM (Associação de Veículos de Comunicação Comunitária do DF e Entorno.) Para Salvador, o momento é oportuno já que os dois tem interesse em apoiar a categoria . Os projetos são parecidos, mas a Proposta a Lei Orgânica é mais viável. “Tenho certeza que com essa união, nos da comunicação comunitária podemos dormir tranquilos” Agora é a nossa vez disse Salvador.

Para relembrar Cristiano também protocolou projeto que destinaria 5% para a categoria, mas com toda sensibilidade que tem aos comunicadores e pela dificuldade que enfrentaria para a aprovação por conta de inconstitucionalidade, resolveu, junto com a Deputada Luzia tocar o barco e definir de vez uma situação que se arrasta há anos com a categoria.

O projeto de lei da deputada distrital Luzia de Paula (PEN-DF) destina 10% de todo o orçamento da publicidade do Executivo e do Legislativo do DF exclusivamente para as mídias alternativas ou comunitárias. 

A ASVECOM espera que os deputados distritais aprovem o projeto de lei, que altera a Lei Orgânica do DF, e dê excelente exemplo para o Brasil, que merece a comunicação comunitária valorizada.
Esperamos que os outros parlamentares sigam o belo exemplo dos Deputados Cristiano e Luzia e aprovem por unanimidade em plenário.

Para a deputada, os jornais comunitários e blogs são o meio de comunicação mais ousado, ágil e livre que existe, obrigando na maioria das vezes a grande imprensa a noticiar fatos que ela não gostaria. De acordo com a distrital, muitos escândalos noticiados nacional ou regionalmente foram revelados primeiro em algum blog ou jornal comunitário. "Contamos com os jornais e blogs primeira qualidade, que em sua maioria noticiam os fatos como são, sem se deixar levar por paixões, relações de amizade, preferências políticas e, que por isso, prestam um grande serviço à sociedade e à democracia", afirmou Luzia.

O Deputado Cristiano Araújo (PTB), por sua vez diz que os veículos de comunicação alternativos são responsáveis por levar informações à comunidade de forma isenta e gratuita.  Com esses recursos, eles poderão manter seu funcionamento, o pagamento de funcionários e a isenção na apuração de seu noticiário. “Buscamos ajuda-los, garantindo alguma isonomia junto aos grandes veículos para que eles não tenham de viver pelos corredores do Executivo e Legislativo de pires na mão em busca de recursos”, disse Cristiano.

A proposta foi comemorada pelos proprietários de jornais alternativos.  Segundo o presidente da Associação dos Veículos de Comunicação Comunitária do DF e Entorno (ASVECOM), Salvador Serapião, a aprovação do projeto atende a uma antiga reivindicação da categoria. “É uma grande vitória. Com isso, garantimos mais condições de trabalho para todos os pequenos empresários do ramo”, afirma. 

VAMOS COMEMORAR AMIGOS! ESSA É APENAS UMA DE NOSSAS VITÓRIAS! VEM MUITO MAIS POR AÍ!.