Agentes orientaram pais e alunos de escolas públicas e particulares sobre segurança no trânsito.
Agencia Brasilia *

A campanha da Transitolândia contemplou, entre escolas públicas e particulares, um total de 13 mil pessoas | Foto: DER / Divulgação

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), por meio da Escola Vivencial de Trânsito Transitolândia, encerrou com sucesso uma série de ações promovidas na campanha Volta às Aulas 2020.

Na primeira semana deste mês, a campanha atendeu, nas escolas particulares, seis mil pessoas – desse total, 2,8 mil crianças. Já nas escolas públicas, as atividades foram desenvolvidas entre os dias 17 e 21, nos turnos matutino e vespertino, abrangendo sete mil pessoas, entre professores, pais e alunos das escolas casse 01 do Guará, 01 do Itapoã, 116 de Santa Maria, 502 de Samambaia e 02 da Estrutural.

“O objetivo da Transitolândia é educar e fazer com que esses meninos e meninas assimilem as informações passadas pela equipe que desenvolve esse trabalho muito importante na nossa escolinha de trânsito, que é e sempre será uma prioridade nossa”, destaca o diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur Junior.

Ações de conscientização

Fundada há 15 anos, a Transitolândia tem como meta levar à comunidade escolar informações voltadas para a educação e conscientização sobre um trânsito mais protegido, ensinando a reconhecer, interpretar e obedecer à sinalização e despertando no público alvo o senso de cidadania.

A ação visa ainda orientar sobre as regras de circulação que envolvem fatores ligados à segurança e normas básicas de transporte e acessibilidade, contidas no Código de Trânsito Brasileiro.

Durante a visita às escolas, os agentes de trânsito do DER/DF promovem apresentações de teatro e fantoches para chamar atenção dos pais, alunos, motoristas e profissionais da educação. Também distribuem material educativo sobre deslocamento seguro, embarque e desembarque em locais apropriados, além de divulgarem condutas de respeito às sinalizações e normas previstas na legislação.

“Nosso intuito é fazer com que essa criançada passe adiante o que aprendeu com a nossa equipe e jamais se esqueça do que foi falado, para que no futuro essas crianças possam agir como motoristas, pedestres ou ciclistas conscientes”, avalia a diretora de Educação de Trânsito do DER-DF, Jucianne Nogueira.

* Com informações do DER/DF