De acordo com o governador, associações e comandantes das forças serão convocados para que a proposta seja feita em conjunto

O governador Ibaneis Rocha (MDB) disse que os estudos sobre o reajuste dos militares do DF foram concluídos e apresentados na sexta-feira (08/11/2019) pelos secretários de Economia, André Clemente, e de Segurança, Anderson Torres. “Estaremos convocando as associações e comandantes das forças para que façamos a proposta conjunta para enviar ao presidente Jair Messias Bolsonaro”, destacou, durante agenda pública no Itapoã, neste sábado (09/11/2019). Ela será finalizada na segunda-feira (11/11/2019), ainda de acordo com o emedebista.

A intenção da Secretaria de Segurança é que o texto seja enviado no formato de minuta de Medida Provisória, para receber aval da Presidência da República. Entre os tópicos a serem discutidos, estão a proporção do aumento e a forma como ocorrerá o pagamento do auxílio-moradia dos militares.

No primeiro dia de novembro, o presidente Jair Bolsonaro voltou a falar do aumento salarial para integrantes da segurança pública do Distrito Federal. A bombeiros fardados que acompanhavam a agenda do chefe do Executivo, em Ceilândia, Bolsonaro disse: “Se for para todo mundo… Só para eles, não”.

Segundo o responsável pelo vídeo, o sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) Erivan Cardoso, 47 anos, o 01 do Palácio do Planalto se referia ao reajuste. “Alguém lá atrás falou: ‘Presidente, e o aumento é para todos?’ E ele respondeu aquilo lá, mas no vídeo não aparece a pergunta”, afirmou à reportagem.

Agenda Capital
*Com informações do Metrópoles
Foto: Renato Alves / Ag. Brasília