Detran abre inscrições nesta terça-feira (24). Podem participar estudantes do Ensino Médio, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos com idade entre 18 e 35 anos.

Por G1 DF

Carteira Nacional de Habilitação — Foto: Divulgação

Alunos da rede pública de ensino do Distrito Federal poderão fazer, de graça, as aulas teóricas para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O projeto inclui os exames médicos, psicotécnicos, as aulas, e a prova teórica. Apenas as aulas práticas de direção deverão ser pagas.

As inscrições abrem nesta terça-feira (24) e vão até as 23h59 de quarta (25), pela internet. Podem participar estudantes com idade entre 18 e 35 anos matriculados em turmas de Educação de Jovens e Adultos, Ensino Médio ou Educação Profissional.

O resultado, segundo o Detran, será divulgado a partir das 18h de sexta-feira (27). As aulas teóricas acontecerão de 15 de outubro a 6 de novembro

Ao todo, são 30 vagas. Se número de inscritos ultrapassar a oferta, serão adotados os seguintes critérios:

Comprovação de inscrição no Cadastro Único dos Programas Sociais (CADÚnico)
Idade mais avançada
Estar em situação de desemprego por mais tempo

Persistindo o empate entre os candidatos, será realizado um sorteio. Todas as regras e condições da seleção estão no edital.

Parceria
O projeto de gratuidade foi possível graças a um acordo do Detran com clínicas credenciadas e Centros de Formação de Condutores (CFCs) do Distrito Federal. As instituições irão oferecer os exames médicos, psicológicos e a biometria das aulas práticas.

As aulas teóricas serão dadas pelos professores da Escola Pública de Trânsito. A prova teórica também será feita no Detran.

Aulas teóricas gratuitas para fazer CNH

Inscrições: de 24 de setembro às 23h59 de 25 de setembro pelo site
Resultado: a partir das 18h do dia 27 de setembro
Entrega da documentação: dias 7, 8 e 9 de outubro, das 8h às 17h
Curso teórico: de 15 de outubro a 31 de outubro, das 14h às 18h30
Prova teórica: dia 4 de novembro, às 14h
Reteste: dia 6 de novembro, às 14h