Debatedores destacaram organização dos estudantes e a participação em momentos históricos do país.

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou sessão solene em homenagem ao Dia do Estudante nesta quarta-feira (14), no plenário da Casa. O evento foi organizado pelos deputados e também professores Leandro Grass (Rede) e Fábio Felix (PSOL), e contou com a presença de estudantes e professores, com destaque para o Centro Educacional de Taguatinga.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos, Fabio Felix falou sobre a importância da solenidade. "A gente fez questão de fazer essa sessão solene numa semana tão conturbada para nós, porque fortalecer o estudante, a organização dos estudantes, os projetos que a gente tem nas escolas. Nesse momento que a gente vive no país, é muito importante".

Já Leandro Grass falou sobre a influência que os estudantes têm nos movimentos políticos e sociais e sobre a voz do estudante. "Estudantes brasileiros sempre participaram dos grandes momentos do Brasil, sempre estiveram envolvidos e agora não é diferente. É muito especial estar aqui com vocês. A gente tem tentado apoiar e fortalecer a juventude do DF. O jovem é a solução, o protagonista".

Representante do comitê estudantil da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), Ligia Maria da ESCS, contou sobre a luta dos estudantes no DF. "É motivo de alegria tá aqui pra falar como a organização estudantil tem potencial de defender direitos e mover estudantes. Não existe mudança social sem participação das juventudes, do movimento estudantil".

A estudante Brenda Natalia Silva, do Centro de Ensino Médio 3 da Ceilândia, falou sobre a Rede Emancipa, um centro educacional com aulas gratuitas aos sábados, que trabalha em prol da educação e cultura. "Eu sou a única pessoa da minha família que chegou no 3° ano na idade certa. As pessoas falam que eu sou louca por ficar das 9h da manhã às 17. Eu digo que não sou louca, estou correndo atrás do meu futuro".

Aluna do CED 07 de Taguatinga, Alana Melissa, e fundadora do clube do libro, compartilhou como o grupo pode ajudar os estudantes, "O objetivo do clube do livro é incentivar as pessoas a lerem e a estudarem para o PAS. Fazer com que as pessoas mostrem livros mais desconhecidos, incentivar as pessoas a mostrarem ideias, argumentos e pontos de vista".

Diversidade - Ao final da sessão os deputados contaram sobre suas próprias experiências nas escolas e o parlamentar Fabio Felix comentou sobre a importância de se combater a LGBTfobia nas escolas."A escola precisa melhorar em muitos aspectos, as vezes ela é muito cruel com a diferença, com a diversidade. A experiência de ser LGBT na escola é muito difícil. A gente combate isso com reflexão, conversando, como eu posso melhorar meu comportamento e aceitar o outro". 

Victoria Kortbawi
Foto: Rinaldo Morelli/CLDF
Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa