Escola atendeu cerca de 55 mil estudantes em quatro décadas.

Os 40 anos do Centro de Ensino Fundamental 10 do Gama foram comemorados em solenidade na tarde desta segunda-feira (21), no plenário da Câmara Legislativa. "A valorização da escola pública é especialmente importante nesse momento em que enfrentamos um descaso pelo serviço público; por isso digam, com orgulho, eu estudo numa escola pública de qualidade", afirmou o autor da homenagem, deputado Chico Vigilante (PT), aos estudantes do CEF 10 que ocuparam o plenário e as galerias da Casa.

O diretor da coordenação regional de ensino do Gama, Fernando Freire, destacou a qualidade educacional do CEF 10, escola por onde passaram cerca de 55 mil pessoas ao longo de quatro décadas. Atualmente, segundo a direção, o centro de ensino atende cerca de mil alunos nos três turnos. A excelência do corpo de professores é uma das causas do sucesso daquela escola, segundo o vice-diretor do CEF 10, André Luis da Silva. "Cobramos muito dos alunos porque nossos professores se dedicam bastante, eles ultrapassam as fronteiras da escola", afirmou.

Para o diretor do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), Cléber Soares, a diversidade é uma marca das escolas públicas do DF, pois nesses espaços estudam alunos de origens e histórias distintas. Soares disse que sua origem deve ser similar àquela de muitos alunos do CEF 10. "Sou filho de mãe viúva, que trabalhava como diarista e que me deu algo essencial, que foi a educação", salientou.

Durante a solenidade, à qual compareceram ex-diretores e representantes do conselho escolar do CEF 10, diversos professores foram homenageados, entre eles a professora Maria Antônia Magalhães. Alunos da escola participaram da homenagem com músicas e agradecimentos ao corpo docente.