A Polícia Civil do Distrito Federal prendeu na madrugada desta sexta-feira (21) um médico suspeito de destruir documentos em um desdobramento da operação Mr. Hyde, que apura um suposto esquema criminoso que lucrava com a colocação de órteses e próteses sem necessidade e superfaturados em pacientes. Os policiais também cumprem quatro mandados de busca e apreensão.

A prisão do médico Fabiano Duarte Dutra, que trabalha no hospital Home, é preventiva – sem tempo determinado. Um dos mandados de busca desta terceira fase da operação também acontece no hospital da Asa Sul, que foi alvo da primeira etapa da ação que desarticula a chamada "máfia das próteses" do DF.

As investigações são lideradas pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Deco) e pela Promotoria de Defesa dos Usuários dos Serviços de Saúde do MP (Pró-Vida).

Operação

O esquema foi desarticulado em 1º de setembro, quando foram presos 13 suspeitos, entre médicos e pessoas relacionadas à empresa TM Medical, que fornecia equipamentos superfaturados e até mesmo com validade vencida para as cirurgias, que muitas vezes eram realizadas sem necessidade. 

Como funcionava

De acordo com os investigadores, o hospital lucrava ao cobrar de planos de saúde e recebia comissões por indicar um grupo de fornecedoras de próteses já determinados. Parte do lucro, que girava em torno de 15%, acabava sendo divido com os médicos. O MP informou que ainda vai calcular quanto o esquema teria movimentado. Pelo cálculo deles, era cobrado preço entre 800% e 1.000% maior do que realmente a prótese custaria no mercado. Até então o hospital vem negando "qualquer envolvimento" no caso. O centro afirma não ter benefícios financeiros ou qualquer outro a partir do esquema, e eventuais ações indevidas ocorreram sem o conhecimento da direção.

Próteses e órteses

Próteses são dispositivos usados para substituir total ou parcialmente um membro, órgão ou tecido. Órteses são utilizadas para auxiliar as funções de um membro, órgão ou tecido do corpo. De uso temporário ou permanente, as órteses evitam deformidades ou o avanço de uma deficiência médica. Um marca-passo, por exemplo, é considerado uma órtese implantada.

FOTO: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL