O Programa das Nações Unidas para o Voluntariado (United Nations Volunteers – UNV) escolheu o Brasil para lançar mundialmente sua nova plataforma de voluntariado online. O evento de lançamento ocorreu nesta sexta-feira (15), em Brasília. O projeto é uma colaboração entre a equipe brasileira das Nações Unidas e a Samsung América Latina.

A plataforma foi lançada em terras brasileiras por ocuparmos a quarta posição mundial em número de voluntários online na ONU e, ter um alto potencial de crescimento no país. Ela é uma forma rápida, inclusiva e atraente de unir forças em prol da paz e do desenvolvimento mundial.


O UNV espera utilizar sua experiência em engajamento de cidadãos e em soluções tecnológica para garantir que o voluntariado seja parte integral da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). Eles formam uma agenda de ações para acabar com a pobreza, promover a prosperidade, proteger o ambiente e combater as alterações climáticas e, para alcançá-los, foram criadas parcerias stakeholders.
Dois serviços foram lançados pelo coordenador executivo do UNV, Richard Dictus. Além do site repaginado: a consulta “1-click”, que permite conectar as organizações a pessoas que podem proporcionar dados para alcançar o desenvolvimento sustentável por meio de um dispositivo eletrônico e a solução de voluntariado online para funcionários de empresas globais. Nela, é possível contribuir em diversas necessidades das organizações apoiadoras como arte, redação e edição, tradução, ensino e desenvolvimento tecnológico. Participaram do evento o coordenador executivo do UNV, Richard Dictus, o coordenador residente das Nações Unidas, o embaixador da Alemanha, Dirk Brengelmann e a Karol Arámbula, que contou sua experiência como voluntária online das Nações Unidas.
Programa
O UNV foi criado pela Assembléia Geral da ONU no ano de 1970 e é administrado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Ele foi criado com o intuito de contribuir para a paz e o desenvolvimento através do voluntariado. O Programa está presente em 130 países todos os anos e opera no Brasil desde 1998. São 12.00 voluntários online por ano e 177 países engajados na causa.
Renata Werneck

Renata Werneck
renata.werneck@jornaldebrasilia.com.br