Esquerda e empolga militância do PT

Após muitos pedidos da militância e diversos debates e muita pressão das bases petistas o PT começa a mostrar que nomes para candidaturas majoritárias não é problema. Pelo contrário, nomes tem muitos e bem aceitos pela população, seja na vida partidária como nos movimentos populares e sindical. É o que mostra a reação de setores que tomaram conhecimento hoje da resposta, com um sim, dado pela professora Rosilene Corrêa, presidente do SINPRO DF - Sindicato dos Professores do Distrito Federal, ao admitir, dentro dessa ótica e nascida das lutas populares que o Partido dos Trabalhadores tem mais uma pré-candidata a governadora do Distrito Federal.

A decisão de Rosilene Corrêa colocar seu nome a disposição do PT DF para uma candidatura majoritária nesta quarta-feira a noite pegou a maioria da militância de surpresa, pois a mesma vinha esquivando-se e adiando qualquer decisão nesse sentido para que outros candidatos ou candidatas surgisse, tanto para o governo como para o senado, porém a vinda de Lula a Brasília dias atrás e articulações com diversos outros partidos precipitaram os acontecimentos e levaram a Rosilene a admitir uma candidatura majoritária como desejam diversos setores que compõem o Partido dos Trabalhadores no Distrito Federal.

Vários dirigentes de partidos de oposição no DF, mesmo com candidaturas já lançadas parabenizaram Rosilene Corrêa por admitir a possibilidade de concorrer, que em menos de vinte e quatro horas já era uma possibilidade real e nas últimas horas já não era segredo para minguem de que a mesma deverá ser a candidata a governadora do partido, bastando para isso um entendimento entre as diversas tendências do PT, em especial com o outro pré-candidato, ex-deputado Geraldo Magela, por quem Rosilene Corrêa demonstra grande admiração e respeito, admitiu um outro dirigente petista muito próximo aos dois.

Ao comunicar sua decisão á direção local do PT no DF, Rosilene afirmou que: “depois de muitos anos como dirigente sindical e no movimento de massa e diante de uma necessidade premente de darmos um fim ao governo genocida de Bolsonaro aceito qualquer decisão de meu partido, o PT, sobre meu nome para 2022 colocando-me a disposição do partido para disputar qualquer cargo majoritário”.

Diante da reação positiva de diversos dirigentes e militantes petistas além de outros históricos dirigentes da esquerda a quem comunicou sua decisão, e até pré-candidatos de outros partidos de oposição, Rosilene disse também que: “Sou uma militante de base e sigo como soldado de luta para cumprir qualquer missão que me for dada, em especial tentar unir as forças progressistas que queiram construir uma cidade criativa e sustentável e um país onde todos tenham como se alimentar e onde morar”.

Indagada sobre a possibilidade de uma disputa com o ex-deputado federal Magela, que tem colocado seu nome a disposição do PT também para uma candidatura majoritária, ela afirmou que “sou amiga pessoal e admiradora política do deputado Magela, para mim um dos mais importantes líderes de nosso partido e que tem uma trajetória de luta admirável e dado uma histórica contribuição ao nosso partido, e com certeza não haverá qualquer disputa dentro do PT, pelo contrário, teremos a união de forças para fortalecer o partido, a esquerda e trazer Brasília de volta ao seu eixo de desenvolvimento e contribuir para a vitória de Lula”. Finalizou.

Rosilene deve se reunir com apoiadores de sua pré-candidatura e a militância do PT em breve para traçar metas e a organização da pré-campanha, enquanto vários meios de comunicação solicitaram entrevistas após tomarem conhecimento de sua decisão.


PERFIL BIOGRÁFICO: 

Rosilene Corrêa, 57 anos, Pedagoga; Diretora do SINPRO DF e membro da direção executiva da CNTE – Confederação Nacional dos Trabalhadores na Educação, onde construiu uma combativa carreira de líder sindical ao liderar diversas manifestações de massa liderando professores e professoras em defesa de seus direitos e que gerou várias conquistas para a categoria no Distrito Federal. Considerada uma habilidosa negociadora sempre conseguiu vencer as batalhas em prol da categoria; muito ligada aos movimentos sociais no DF esteve sempre presente nas lutas sociais nos últimos vinte anos e apoiado causas as mais diversas em defesa dos direitos humanos, do meio ambiente e sustentabilidade e das lutas por liberdades democráticas no apoio as políticas públicas que ampliem os direitos dos trabalhadores, contra a intolerância religiosa. Sempre se manifestou em defesa dos direitos das minorias apoiando as causas indígena, do movimento negro e LGBTQI+. Hoje é Vice-Presidenta do PT DF onde é considerada uma das mais respeitadas dirigentes no fortalecimento do Partido dos Trabalhadores ao dialogar com as mais diversas tendências existentes dentro do partido.
AGNOT3M - 28.10.21 – MA.

Por Milena Valente