A homenagem reconhece iniciativas e personalidades que atuaram de forma relevante pelo turismo da capital.
Agência Brasília

Personalidades que tiveram atuação relevante na promoção do turismo na capital foram homenageadas pela Secretaria de Turismo do DF. Receberam o ‘1º Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo’ a paratleta Andréa Pontes, o social media Leon Júnior e o embaixador do Chile, Fernando Schmidt Ariztía. Os prêmios foram entregues pela secretária Vanessa Mendonça, nesta segunda-feira (24).Fernando Schimidt Ariztía, embaixador do Chile, articulou o voo direto Brasília-Santiago e foi um dos condecorados | Foto: Divulgação/Setur

Andréa Pontes recebeu o troféu ouro, referente ao primeiro lugar na categoria Experiências Acessíveis pela participação no Guia Turístico Arquitetônico de Brasília. O guia é resultado de uma parceria entre a Embratur, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) e a Unidade Nacional de Acessibilidade, dirigida pela paratleta. O guia está ligado a programas dos governos Federal e Distrital de acessibilidade e projetou a capital como a cidade do turismo acessível.

“Nós da Setur e a Andréa Pontes percorremos vários pontos turísticos da cidade e mapeamos seis atrativos já estruturados para receber pessoas com deficiência. O trabalho da Andréa foi fundamental para construirmos esse guia. É a primeira rota mapeada de turismo com o olhar voltado para a acessibilidade, para tornar essa experiência inesquecível, feita com comodidade e segurança pela pessoa com deficiência”, explicou a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

“Foi um trabalho construído por muitas mãos que, sobretudo, absorveu as necessidades de acessibilidade da pessoa com deficiência. Nosso objetivo foi dar um passo para incluir as pessoas com deficiências dentro do turismo de Brasília”, afirmou Andréa Pontes.

Mídias Sociais

O digital influencer Leon Júnior recebeu a medalha de terceiro colocado na categoria Profissionais de Mídias Sociais. A página de Leon no Instagram (INSTA_BSB – A poesia do concreto) foi criada em 2015 e possui 13,1 mil seguidores. A pegada de Leon é apresentar uma Brasília plural, mostrando toda a sua diversidade natural e cultural. Ao promover a capital por meio de fotografias, informações turísticas e curiosidades, ele permite que os seguidores vivenciem Brasília, mesmo os que não moram nela.

Nascido no Rio de Janeiro, Leon Júnior (39) mudou-se para Brasília quando tinha 15 anos. “Eu vivo Brasília. Brasília não é só a parte monumental e cívica. Há o clima, o trânsito, as retas, os parques. Eu trabalho de forma despretensiosa mostrando a minha cidade e as pessoas abraçam essa ideia para vivenciar as minhas experiências, pois Brasília é muito mais que a Praça dos Três Poderes e eu tento passar um olhar mais humanizado”, declarou.


Com um “olhar mais humanizado”, Leon Júnior divulga os diversos aspectos de Brasília em sua página no Instagram

Chile

O embaixador do Chile, Fernando Schimidt Ariztía, foi condecorado com a medalha de Menção Honrosa do 1º Prêmio Brasília: o Novo Olhar do Turismo. Fernando Ariztía foi um dos articuladores para viabilizar o voo direto Brasília-Santiago. Operado pela Latam, o voo inaugural foi realizado no dia 15 de outubro de 2019. A conquista elevou para nove os voos diretos internacionais partindo da capital, fortalecendo o turismo bilateral entre as cidades.

Vanessa Mendonça destacou que um destino turístico não se faz sozinho. “Para que possamos posicioná-lo entre os principais do mundo são necessárias a integração e a cooperação entre países, governos e empresários. Esse voo direto conectou dois grandes destinos turísticos, capitais de um dos países com maior diversidade cultural e natural da América do Sul ”, finalizou.

“Brasília é um destino primordial, cada vez mais importante, não apenas por ser um hub aéreo, mas por ser a capital do Brasil. Logo, era preciso abrirmos este voo”, afirmou o embaixador, que terminou a homenagem recitando um poema sobre a cidade.

Prêmio

O ‘1º Prêmio Brasília: O Novo Olhar do Turismo’ contou com 375 inscrições, das quais 69 foram premiadas com ouro, prata e bronze. Foram 23 categorias, divididas entre 12 profissionais e 11 iniciativas. As categorias representam o desenvolvimento do turismo na região, seja turismo rural, arquitetônico, náutico ou de outro segmento, assim como, representam projetos criados por pequenos, médios e grandes empreendedores. Além disso, algumas personalidades indutoras do desenvolvimento do turismo da nossa capital foram indicadas para receberem a medalha na categoria de Menção Honrosa.

O prêmio é uma realização da Setur-DF em parceria com as entidades Fecomércio, Sesc e Senac, além da Fundação Athos Bulcão, para homenagear contribuições para a consolidação da capital federal como destino turístico. O troféu e a medalha homenageiam a obra do artista Athos Bulcão.

*Com informações da Secretaria de Turismo