Exposição está aberta até 31 de outubro

"Um operário da arte", desse modo os participantes da homenagem ao artista plástico Nemm Soares o definiram durante solenidade na tarde desta sexta-feira (21) no plenário. Como parte das homenagens ao artista, que faleceu em junho deste ano, aos 60 anos, foi inaugurada uma exposição com suas obras em parceria com Eugênio Monteiro no foyer da Câmara Legislativa, que poderá ser visitada pelo público no período até 31 de outubro.

O autor da iniciativa, deputado Chico Vigilante (PT), destacou a importância do trabalho do mineiro Nemm Soares na identidade cultural de Brasília. Entre suas obras mais conhecidas está o painel do Clube do Choro, localizado no Eixo Monumental. Seus trabalhos, caracterizados pelo grafismo e pela geometria, estão estampados em diversos locais de Brasília, como os restaurantes Feitiço Mineiro, Santa Pizza, Bar do Ferreira, Bar Brasília, Dom Francisco, Oliver, Santa Pizza, Mercado Municipal, Parrilla Madrid, Galeteria Beira Lago, Bendito Suco, entre outros.

Durante o evento, familiares e amigos do artista destacaram a importância da arte na vida de Nemm. "Depois da morte de meu pai, consegui entender que a arte nunca acaba", afirmou o filho do artista, Pedro Henrique Soares. "Ele nunca parava de pintar e desenhar", lembrou. Para o amigo e artista plástico, Eugênio Monteiro, com quem Nemm teve um ateliê em Pirenópolis (GO), "a arte é uma luz mais forte que a morte". Ele disse que do colega fica a saudade, ao definir que "saudade é coisa passada que fica grudada na gente".

Após a solenidade e a abertura oficial da exposição, houve também o lançamento da Reinventto, linha de produtos desenvolvidos por Pedro Soares, a partir da obra do pai. 

Franci Moraes - Coordenadoria de Comunicação Social