Imunização dos profissionais de saúde segue em ritmo intenso no DF | Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

Imunização protege os trabalhadores que atuam na linha de frente no combate à covid-19 e se arriscam para salvar vidas
Agência Brasília

Região Leste de Saúde lidera o ranking de vacinação, com 49.193 servidores vacinados

O Distrito Federal conta com 146.067 trabalhadores de saúde que atuam nas redes pública e privada. Desse total, 64.735 já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 e, entre eles, 34.048 já foram vacinados pela segunda vez. Do total de profissionais imunizados, pertencem ao quadro do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF) pelo menos 6,7 mil servidores, dos quais 4.470 já receberam a segunda dose.

O levantamento compreende o período de 19 de janeiro a 28 de fevereiro, quando foi fechado o primeiro balanço sobre a vacinação dos profissionais de saúde. A pesquisa mostra ainda as regiões de saúde com maior percentual de imunização desses trabalhadores. Com 49.193 vacinados, a Região Central lidera, seguida pelas regiões Sudoeste (21.638) e Oeste (15.356).

A vacinação dos profissionais de saúde começou em 19 de janeiro, logo após a chegada do primeiro lote de doses da vacina no Distrito Federal. A imunização prossegue com a chegada de novas doses, mas sem prazo para a segunda aplicação a todos os trabalhadores, entre os quais estão inclusos desde padioleiros até médicos renomados.


“Imunizados, eles têm suas vidas preservadas para que possam continuar trabalhando para salvar vidas”Osnei Okumoto, secretário de Saúde

Eles foram incluídos entre os grupos priorizados pelo Ministério da Saúde e pelo Governo do Distrito Federal por atuarem em áreas de risco de contaminação e estarem na linha de frente no atendimento aos pacientes com coronavírus. “Imunizados, eles têm suas vidas preservadas para que possam continuar trabalhando para salvar vidas”, destacou o secretário de Saúde, Osnei Okumoto.

Imunização no Iges-DF

O Iges-DF, por sua vez, já conseguiu vacinar contra o coronavírus pelo menos 74% dos 9 mil profissionais que trabalham no Hospital de Base, no Hospital Regional de Santa Maria e nas seis unidades de pronto atendimento (UPAs) administradas pela instituição.

Desde janeiro, quando chegaram os primeiros lotes de vacina, foram aplicadas 11.471 mil doses. Destas, 6.701 referem-se à primeira dose e 4.470 são da segunda.

No Hospital de Base, foram 5.290 aplicações, sendo que 3.035 profissionais receberam a primeira dose e 2.255, a segunda. Já no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) foram aplicadas 5.150 vacinas – 2.635 na primeira dose e 2.515 na segunda.


Leia também







Já nas seis UPAs administradas pelo Iges-DF, 1.031 funcionários receberam a primeira dose. Ainda estão sendo contabilizados, pela Secretaria de Saúde, os dados sobre quantos profissionais das UPAs já foram imunizados com a segunda aplicação.

“Nosso objetivo é garantir a proteção dos nossos profissionais que estão na linha de frente”, ressaltou o diretor de Atenção à Saúde do DF, Jair Tabchoury Filho. “Estamos seguindo o planejamento do Comitê de Operacionalização da Vacina Contra a Covid-19, Secretaria de Saúde e Ministério da Saúde”. Todas as ações, complementa o gestor, são fiscalizadas pelo Ministério Público”.

*Com informações da Secretaria de Saúde