Governador disse ainda que, caso o Ministério da Saúde siga regularmente o cronograma de entregas, a vacinação será ampliada na semana que vem.
Foto: Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

O governador Ibaneis Rocha anunciou nesta terça-feira (16) que, na próxima quinta (18), ampliará a vacinação contra a covid-19. A partir de quinta, idosos de 72 e 73 anos poderão ir aos postos e UPAs em busca de vacina.

Ibaneis afirmou que a ampliação será possível porque, nesta terça (16), há a “expectativa de receber 59 mil doses de vacina do Ministério da Saúde”. O governador disse ainda que, caso o Ministério mantenha o cronograma de entregas, na próxima semana será iniciada a vacinação para idosos com 70 anos.

Só podem ser vacinados atualmente idosos com 74 anos ou mais; profissionais da linha de frente do combate à covid-19; indígenas; idosos e PCDs que vivem em instituições de longa permanência; e cuidadores destas pessoas que vivem nestas casas.

Quanto à vacinação, o ritmo ainda é lento devido às poucas doses recebidas do Ministério da Saúde. Atualmente, o DF tem 169.916 pessoas vacinadas, para uma população de mais de 3 milhões. Nas últimas 24 horas,197 cidadãos receberam a primeira dose, e 329 a segunda.

O chefe do Executivo local relembrou ainda que, hoje, foram nomeados 114 profissionais de saúde, e que foram abertos 40 novos leitos de UTI no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). “No Gama, serão abertos 30 leitos no fim de semana, enquanto o de Base ganhou 20 ontem”, citou Ibaneis.