Recém-lançado, vídeo institucional da Sejuv apresenta as ações empreendidas nessas unidades, além de incentivar a participação da população.
Agência Brasília

Os centros de Juventude são espaços de convivência para o acolhimento e desenvolvimento dos jovens em áreas como educação, cultura, saúde, cidadania e inclusão social | Foto: Rogério Lopes/Divulgação

A Secretaria de Juventude do Distrito Federal (Sejuv) lança, nesta segunda-feira (16), um vídeo institucional sobre os centros de Juventude. A peça, que tem como objetivo apresentar à população o trabalho que vem sendo realizado nesses locais, foi produzida pela Sejuv em parceria com o Instituto de Educação, Esporte, Cultura e Artes Populares (Iecap) e a Brasileiro Films. O Iecap é uma organização da sociedade civil responsável por administrar os centros de Juventude.

Mesmo durante a pandemia, as atividades nesses espaços não foram interrompidas. Todas as medidas de segurança previstas foram acolhidas e respeitadas, e os jovens continuaram sendo assistidos na modalidade on-line. A nova adequação passou a integrar a rotina dos profissionais e alunos.

“Os centros de Juventude têm desempenhado um papel muito importante nas comunidades em que estão inseridos, mas, às vezes, o jovem pode ter passado na frente de um dos centros e não sabia o que acontece dentro dele”, avalia o secretário de Juventude, Kedson Rocha. “Esse vídeo é um meio que encontramos para que a população conheça o que os centros podem oferecer e também fazer parte deles. Estamos ansiosos pelo momento em que as atividades serão retomadas presencialmente e pela ampliação dos centros.”

Conforme anunciado pela secretaria em 29 de outubro, a região administrativa do Guará será a próxima a receber um Centro de Juventude, com emenda parlamentar do deputado distrital Rodrigo Delmasso. “A nossa expectativa está grande”, afirma o secretário. “Com a divulgação das atividades que ocorrem nos centros, cada vez mais a secretaria estará realmente próxima da população do DF. A chegada de um novo centro será muito bem-recebida”.

Convivência

Os centros de Juventude são espaços de convivência criados para o acolhimento e desenvolvimento integral dos jovens por meio de ações em áreas como educação, cultura, saúde, cidadania e inclusão social, entre outras. Esses locais também sediam ações sociais de desenvolvimento comunitário, constituídos pela Lei nº 5.142, que instituiu a Política Distrital de Atenção ao Jovem.

* Com informações da Sejuv