Últimas >>
Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Vacinação contra a raiva em cães e gatos na área urbana do DF começa neste sábado

Animais poderão receber imunização de graça em 17 regiões. Confira locais.
Por G1 DF

Gato recebe vacina antirrábica por equipe em Brasília — Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A Campanha Antirrábica 2019 começa a primeira etapa na área urbana do Distrito Federal neste sábado (14). Cães e gatos poderão receber a vacina, de graça, das 9h às 17h.

A campanha vai acontecer em dois sábados (veja mais abaixo). A vacina antirrábica deve ser aplicada uma vez por ano e os animais que nunca foram vacinados devem repetir a dose em 30 dias.

Veja aqui onde ficam as 219 unidades de vacinação

Segundo o gerente da Vigilância Ambiental de Zoonoses, Jadir Costa Filho, a meta desta primeira etapa urbana da campanha é vacinar 135.338 animais.

"É importante a população levar cães e gatos a partir dos três meses de vida. Cadelas e gatas gestantes ou amamentando também precisam ser vacinadas."

Regiões urbanas para vacinação antirrábica

Sábado, 14 de setembro:
Asa Norte
Cruzeiro
Fercal
Guará
Jardim Botânico
Itapuã
Lago Norte
Lago Sul
Núcleo Bandeirante
Paranoá
Park Way
Planaltina
São Sebastião
Sobradinho
Sudoeste/Octogonal
Varjão
Vicente Pires

Sábado, 21 de setembro:
Brazlândia
Ceilândia
Gama
Recanto das Emas
Riacho Fundo
Samambaia
Santa Maria
Taguatinga
Estrutural
Águas Claras

Vacinação na área rural
A primeira fase da Campanha Antirrábica foi realizada na área rural do DF, no dia 31 de agosto. Ao todo, foram vacinados 24.130 cães e gatos.

Foram abertos 194 postos de vacinação nas zonas rurais de Águas Claras, Estrutural, Recanto das Emas, Gama, São Sebastião, Fercal, Sobradinho I e II, Paranoá, Ceilândia, Planaltina, Samambaia, Taguatinga, Riacho Fundo I e II, Núcleo Bandeirante, Park Way, Santa Maria e Brazlândia.

Profissional da saúde aplica vacina antirrábica em gato — Foto: Matheus Oliveira/Arquivo-SES


Meta

A expectativa da Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses da Secretaria de Saúde é vacinar, durante a campanha na área rural e urbana, mais de 80% da população estimada de cães e gatos. Em números, isso seria 246.735 cães e 24.673 gatos, totalizando 271.408 animais.

Foram disponibilizadas 270 mil doses de vacina para os três dias de campanha. O trabalho envolve 2,5 mil pessoas da Secretaria de Saúde, Emater e estudantes de Veterinária.

Doença

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e se caracteriza por uma encefalite progressiva e aguda, com letalidade em aproximadamente 100% dos casos.

O vírus é transmitido do animal para o homem principalmente através da mordida. Cães e gatos são os principais veículos da doença.

No DF, o último caso de raiva em humanos foi registrado em 1978. O último caso de cães diagnosticados com a doença foi em 2000 e, de gatos, em 2001.

Principais sinais clínicos da raiva animal

Agressividade: quando os animais, principalmente os cachorros, começam a morder indistintamente pessoas, objetos e outros animais
Tristeza: os bichos começam a procurar locais escuros
Latido diferente do normal
Boca aberta e salivação constante
Dificuldade para engolir e recusa de alimentos e água
Distúrbios de coordenação motora
Convulsões
Paralisia das patas traseiras, como se o animal estivesse descadeirado

Nenhum comentário:

Postar um comentário



imagem-logo