Pacientes com sintomas da doença podem fazer exame em tendas montadas em Planaltina, Itapoã e Estrutural. Atendimento começa nesta sexta-feira.

Por G1 DF

Tendas de hospital de campanha foram montadas em 6 regiões do DF para atender pacientes com suspeita de dengue — Foto: Breno Esaki/Saúde-DF

Militares do Corpo de Bombeiros vão estar a postos, nesta sexta-feira (31) e no sábado (1º), para fazer o teste rápido da dengue em pacientes com sintomas da doença. Os atendimentos ocorrem nas tendas de hospitais de campanhasmontadas em Planaltina, Itapoã e Estrutural.

A previsão é de que sejam realizados 200 testes por dia em cada região, totalizando 1,2 mil análises de laboratório. De janeiro até 18 de maio foram confirmadas 21 mortes por dengue no DF e notificadas 21,3 mil ocorrências da doença.

No local, os militares vão coletar uma gota de sangue do paciente para o exame. O resultado sai em 30 minutos.

Teste rápido detecta se paciente tem dengue em cerca de 30 minutos — Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Os kits de testes rápidos de dengue foram repassados pela Secretaria de Saúde ao Corpo de Bombeiros. Até a publicação dessa reportagem, o valor da aquisição não tinha sido informado.

Mutirão

Além do atendimento nas tendas montadas em regiões do DF, os bombeiros foram capacitados para inspecionar imóveis e orientar a população sobre formas de prevenir as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Profissional da secretaria da Saúde atende paciente com suspeita de dengue em tenda de hospital de campanha, no DF — Foto: Breno Esaki/Saúde-DF

A concentração do evento será no Taguaparque, neste sábado (1º), às 6h. Os militares serão distribuídos em nove regiões administrativas: Guará, Vicente Pires, Núcleo Bandeirante, Riacho Fundo I, Ceilândia, Recanto das Emas, Samambaia, Taguatinga e Planaltina.

Onde procurar ajuda

A Secretaria de Saúde orienta que os moradores do DF que apresentarem os sintomas da dengue devem procurar a tenda mais próxima. Não havendo uma na região, o local mais adequado para a assistência é a unidade básica de saúde, afirma a pasta.

Os espaços estão montados nos seguintes endereços:
Varjão – UBS 1 – Vila Varjão, quadra 5, nº 5, conjunto A, lote 17
Candangolândia – UBS 1 – Área Especial, quadra 5/7
Itapoã – UBS 1 – quadra 378, Área Especial, Del Lago
Planaltina – UBS 4 – quadra 2, Rua A, Área Especial
Estrutural – UBS 1 – Área Especial 2, Avenida Central
Sobradinho II – UBS 2 – rodovia 420, Setor de Mansões

Sintomas da dengue:
Febre alta com início súbito (entre 39º e 40º C)
Dor de cabeça
Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento
Dores nas articulações
Manchas e erupções na pele
Cansaço extremo
Náuseas e vômitos