Ibaneis Rocha foi recebido pelos foliões na fazenda Curupira em Planaltina.

O governador Ibaneis Rocha participou na noite desta quinta-feira (6) da tradicional Festa do Divino Espírito Santo, em Planaltina. O chefe do Executivo local marcou presença na chamada “Folia da Roça”, na fazenda Curupira, onde os foliões se alimentam, participam de missas e cantam ladainhas.

Ibaneis Rocha, que foi recepcionado pelo deputado distrital Claudio Abrantes e pelo presidente da Centrais de Abastecimento do DF (Ceasa-DF), Wilder Santos, recebeu dos foliões um lenço e uma imagem do Espírito Santo. “Acompanhava a folia de longe e este ano fiz questão de participar. É muito importante valorizarmos esse tipo de celebração que exalta a tradição desta cidade”, comentou.

A festa, que está na 137ª edição, é considerada patrimônio cultural imaterial do DF, por meio do Decreto nº 34.370, de 17 de maio de 2013. A celebração relembra a descida do Espírito Santo sobre os 12 apóstolos de Jesus Cristo, em Pentecostes, sete semanas após a Páscoa.

A Folia do Divino Espírito Santo, segunda maior celebração local da Igreja Católica, atrás apenas da Via-Sacra do Morro da Capelinha, dura dez dias e todas as paróquias da cidade comemoram a data. Durante o evento há fogos, comidas feitas pelos moradores, músicas e novena. A Coroa e a Bandeira do Divino também percorrem as ruas da cidade em cortejos.

No encerramento do ano passado a comemoração reuniu cerca de 15 mil pessoas, de acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF). A Folia começou na sexta-feira (31) e termina neste fim de semana, em frente à igreja matriz de Planaltina, com o encontro das bandeiras, ápice da festa.