'BSB Plano das Artes' vai realizar 13 passeios por 27 espaços independentes da capital. Evento ocorre de quinta a domingo.

Por G1 DF

Divulgação/BSB Plano das Artes

O projeto "BSB Plano das Artes" promove, a partir desta quinta-feira (30), tours gratuitos em 27 espaços autônomos dedicados às artes visuais no Distrito Federal (veja lista ao final). O evento segue até domingo (2) e ocorre em 13 regiões administrativas.

Para participar, é preciso se inscrever no site. No endereço, também é possível encontrar a lista completa com horários e a programação de cada espaço cultural.

Vans gratuitas levarão os participantes para fazer o passeio a partir de cinco pontos de encontro na capital (veja abaixo). Os trajetos serão guiados por arte-educadores.

Na segunda edição, a iniciativa traz o tema "o lugar da arte" e levanta o debate sobre a importância de galerias, ateliês, coletivos e outras associações que produzem arte na cidade. No ano passado, o evento ofereceu seis tipos de tour por 20 locais.

O projeto é dedicado à ampliação da visibilidade e ao mapeamento dos espaços voltados à produção e divulgação das artes visuais em Brasília.

Reconhecimento da arte

A professora de Artes da UnB Cinara Barbosa é idealizadora e curadora do projeto BSB Plano das Artes — Foto: BSB Plano das Artes/Divulgação

Segundo a curadora e idealizadora do evento, Cinara Barbosa, o Distrito Federal se tornou um importante polo produtor no segmento das artes visuais. Ela afirma que artistas, curadores, críticos e galerias da capital têm se destacado, inclusive, no cenário internacional.

"O 'BSB Plano das Artes' surgiu como uma ferramenta para que público e espaços independentes possam se encontrar em um ambiente estimulante e de compartilhamento de informações", explica a curadora.

Rotas de arte

Visita guiada do projeto "BSB Plano das Artes" ao espaço Pilastra, no centro de moda do Guará — Foto: BSB Plano das Artes/Divulgação

Durante os quatro dias de tours, vans com rotas pré-definidas serão disponibilizadas gratuitamente ao público. Nesta edição, os veículos realizarão viagens dentro das regiões administrativas e regiões vizinhas.

As rotas ocorrem de manhã e à tarde, com saídas do estacionamento da SCLN 206 (Asa Norte); Praça do Relógio (Taguatinga); Biblioteca Braille Dorina Nowill (Taguatinga); Instituto de Artes da Universidade de Brasília (Asa Norte); e Museu Nacional da República (Área Central do Plano Piloto).

Cada centro colocará à disposição uma programação especial para o evento, como visitas orientadas a exposições, encontros com curadores, críticos de arte, conversas com artistas, entre outras atividades.

Confira a lista de ateliês e galerias parceiras:

Ateliê Camila Soato (Sobradinho)
Ateliê Cecilia Mori (Asa Norte)
Ateliê NOVA (Asa Sul)
Ateliê Raquel Nava (Asa Norte)
Ateliê Ralph Gehre (Asa Sul)
Ateliê Taigo Meireles (Brazlândia)
Ateliê Valéria Pena-Costa + Projeto FUGA (Lago Sul)
deCurators (Asa Norte)
Elefante Centro Cultural (Asa Norte)
Espaço f/508 de Cultura (Asa Norte)
Galeria Karla Osório (Lago Sul)
Galeria Mix Mídia (Asa Norte)
Galeria Olho de Águia (Taguatinga)
Invenção Brasileira/ Mercado Sul (Taguatinga)
Jovem de Expressão / Galeria Risofloras (Ceilândia)
Ateliê Júlia Dos Santos Baptista (Águas Claras)
ManOObra (Sobradinho)
A Matéria Plástica - Galeria de Arte Atemporânea (Altiplano Leste)
Nação Cerratense Atelier de Arte (Paranoá)
oBarco Estúdio (Asa Norte)
Oto Reifschneider Galeria de Arte (Asa Norte)
Pé Vermelho - Espaço Contemporâneo (Planaltina)
Pilastra (Guará II)
Plano Imaginário (Lago Norte)
Referência Galeria de Arte (Asa Norte)
Studio Art Md'azevedo Representante Centro De Artes (Vila Telebrasília)
XXX Arte Contemporânea (Jardim Botânico)

Programe-se
BSB Plano das Artes
Data: 30 de maio a 2 de junho
Hora: varia conforme a programação
Local: 27 ateliês, galerias e espaços híbridos em 13 regiões do DF. As vans do tour partem dos seguintes pontos de encontro: estacionamento da SCLN 206 (Asa Norte), Praça do Relógio (Taguatinga), Biblioteca Braille Dorina Nowill (Taguatinga), Instituto de Artes da UnB (Asa Norte), Museu Nacional da República
De graça