Distrital substitui o ex-vice-governador Tadeu Filippelli. Vice será secretária da Mulher do DF, Éricka Filippelli.

Por Pedro Alves, G1 DF

Deputado distrital Rafael Prudente — Foto: Letícia Carvalho/G1

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado distrital Rafael Prudente (MDB), foi eleito nesta segunda-feira (6) para presidir o partido na capital. A vice será a titular da Secretaria da Mulher do DF, Éricka Filippelli.

A chapa foi eleita por 64 dos 70 votantes que participaram da convenção distrital do partido. Três votos foram nulos e outros três contrários à dupla.

Rafael Prudente substitui o ex-vice-governador Tadeu Filippelli no comando do diretório do MDB no DF. No mês passado, o distrital e o governador Ibaneis Rocha chegaram a acionar a direção nacional do partido com o objetivo de retirar Filippelli da presidência da sigla.

Ericka Filippelli é nora do ex-vice-governador.

Futura secretária no DF, Ericka Filippelli promete Casa da Mulher 24 horas e nega indicação do sogro

Acordo


Ericka Filippelli e ex-vice-governador do DF, Tadeu Filippelli, em foto de arquivo — Foto: Arquivo pessoal/Reprodução

Ibaneis e Rafael Prudente queriam que a eleição para o diretório, marcada para esta segunda, fosse suspensa. No entanto, chegaram a um acordo.

Segundo o diretório do MDB, a chapa composta por Prudente e Éricka Filippelli é “fruto de entendimentos” entre Ibaneis, o ex-vice-governador e o ex-senador Romero Jucá, presidente nacional do MDB.

Rafael Prudente tem 35 anos e está em seu segundo mandato na Câmara Legislativa do DF. Filho do ex-distrital Leonardo Prudente, ele é o deputado mais novo a assumir a presidência da CLDF.

Éricka Filippelli tem 39 anos e antes de ser secretária no governo Ibaneis passou pela Secretaria de Políticas para Mulheres do Ministério dos Direitos Humanos. Ela também foi presidente regional do MDB Mulher no DF durante 8 anos.