Debate debateu resultados de 2018 que ficaram aquém do esperado.

A Comissão de Educação Saúde e Cultura da Câmara Legislativa, presidida por Jorge Vianna (Podemos), realizou na manhã desta quarta-feira (8) audiência pública para compreender a real situação das campanhas de vacinação do Distrito Federal. O debate, que contou com a presença de diversos especialistas, lotou a sala de Comissão Pedro Duarte.

Vianna apontou metas não atingidas em 2018 e o decorrente aumento de doenças crônicas e mortes entre crianças no mesmo ano. O parlamentar afirmou ainda que o objetivo da audiência era procurar compreender as causas para a cobertura insuficiente de 2018 e propor soluções para 2019. "A audiência pública tem por finalidade aprofundar as discussões relativas a campanhas de vacinação, abrangência e consequência da evasão na cobertura vacinal no DF, além de apresentar soluções que possam ser implementadas na nossa cidade", concluiu.

A estimativa do DF esse ano é alcançar 778 mil pessoas durante a Campanha Nacional de Vacinação que vai de 10 de abril a 31 de maio. Jorge Vianna lembrou que a capital do país deixou de atingir as metas em 2018, nos grupos de crianças, gestantes e puérperas.

Arlete Sampaio (PT), por sua vez, comentou que as fake news contra a eficiência das vacinas tiram a credibilidade da campanha. "Como nós temos uma crise de confiança nas instituições, em geral, as fake news se difundiram e construíram no mundo o movimento anti-vacina", disse a deputada.

Karine Teles (estagiária)
Foto: Rinaldo Morrelli/ CLDF
Núcleo de Jornalismo - Câmara Legislativa