Ludwig apontou dificuldade de o Brasil acompanhar grande potências.

A programação da 1ª Mostra de Tecnologia Brasília + TI trouxe para o auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal, na manhã desta quarta-feira (6), a palestra magna sobre Sociedade, Desenvolvimento e Cidadania. O encontro foi comandado pelo professor Waldez Luiz Ludwiq que debateu temas como o avanço da inovação no conhecimento e a ocupação do poder. O evento, ocorre entre os dias 5 e 7 de dezembro e tem como intuito desdobrar a importância da TI na recuperação da economia do DF.

Para Waldez, a revolução tecnológica é "grotesca" e os países como o Brasil não conseguem acompanhar o ritmo das grandes potências. "Sempre viveremos à margem", reforça o consultor empresarial e professor. Ludwig, levanta questões como o protagonismo do ser humano. "É nítido que as pessoas se tornaram o centro do espetáculo, não precisamos mais de instalações. Fazemos tudo com uma máquina em qualquer lugar do mundo", levanta Ludwig.

O segundo dia de atividade também conta com painéis que ocorrem nas salas de comissões da Casa. A inovação como forma de aumento da produtividade foi o assunto apresentado na mesa composta pela Decana de Pesquisa e Inovação da UnB, Maria Emília Walter. A professora, apresentou projetos da universidade que se preocupam com a inclusão das mulheres na tecnologia.

Segundo Emília Walter, a Universidade de Brasília tem procurado fomentar a tecnologia e informação em todos os âmbitos do conhecimento. "Queremos a inclusão dos nossos trabalhos e pesquisas em setores nacionais e internacionais", frisa a decana. É preciso ampliar a inovação para cursos além das engenharias e computação. "O intuito é conquistar espaço e equiparar às grandes potencias em inovação", conclui Walter.

A programação completa da Mostra Brasília + TI está no disponível em http://www.brasiliamaisti.com.br/programacao/. 

Luana Pontes (estagiária)
Foto: Silvio Abdon/CLDF
Comunicação Social - Câmara Legislativa