Encontro internacional reuniu especialistas para definir padrões para informática em saúde.

O Ministério da Saúde participou do 28º Encontro do Comitê Técnico de Informática em Saúde, da Organização Internacional de Normalização (ISO) realizado em Liverpool, na Inglaterra, na última semana (6-10/11). O objetivo foi discutir, elaborar e votar normas técnicas sobre tecnologia da informação aplicada a sistemas, equipamentos e serviços de saúde.

A liderança do Brasil em questões específicas, foi destacada pela coordenadora-geral de Monitoramento e Avaliação do Departamento de Monitoramento e Avaliação do SUS (DEMAS/SE), Juliana Souza Zinader. “O Brasil lidera o projeto de segurança para sistemas de saúde hospedados em nuvem e vem desempenhando papel relevante no grupo internacional desde 2007. As normas discutidas durante o encontro são estruturantes para o DigiSUS (estratégia e-Saúde) ”, destacou a coordenadora, presente no evento.

No âmbito dessa estratégia, o processo de padronização também visa à implantação do Registro Eletrônico de Saúde (RES) dos cidadãos como forma de ampliar o acesso às informações de saúde para a continuidade do cuidado. Também reforça a troca de informação clínica padronizada entre os diversos sistemas de informação, o aprimoramento da gestão e melhor utilização dos recursos públicos.

Para a chefe de Divisão do Departamento de Informática do SUS (DATASUS/SE), Márcia Marinho, o conhecimento e a troca de experiências entre países que participam da construção e implementação destas normas também é um ponto significativo na construção das políticas brasileiras e internacionais.

“Ademais do papel relevante do brasil na elaboração de normas estruturantes, tais como o padrão internacional para arquitetura de e-Saúde (ISO 14639-2), a participação da pasta nessas discussões é expressiva para o amadurecimento das ações estratégicas nacionais”, reforçou Marinho, também presente em Liverpool.

A adoção de padrões para informática em saúde faz parte da estratégia DigiSUS, conforme documento de visão pactuado em junho pela Comissão Intergestores Tripartite (CIT), por meio da Resolução CIT nº 19.

28º Encontro do Comitê Técnico de Informática em Saúde – O encontro tratou sobre padrões para arquitetura da informação, interoperabilidade entre sistemas e dispositivos médicos. Além disso, temas como segurança da informação, serviços terminológicos e identificação de produtos medicinais foram abordados na oportunidade.

Além das representantes do Ministério da Saúde, a delegação do Brasil foi composta por membros da Comissão de Estudo Especial de Informática em Saúde da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O próximo encontro internacional será no Campus UniCesumar em Maringá, no Paraná, de 30 de abril a 4 de maio de 2018. Esta será a segunda vez que o Brasil recebe o comitê. O Rio de Janeiro sediou pela primeira vez o evento em 2010.

Comitê Técnico de Informática em Saúde – Constituído por especialistas de cerca de 60 países, o Comitê da ISO tem a finalidade de formular e harmonizar normas para tecnologia da informação em saúde.

Os padrões são utilizados por indústrias, governos, produtores de software e organizações de saúde, possibilitando o intercâmbio de dados e promovendo a melhoria da qualidade do atendimento aos usuários do serviço de saúde.

No Brasil, o Comitê Técnico é representado pela Comissão de Estudo Especial de Informática em Saúde (ABNT/CEE-078). Sua missão é prover a sociedade brasileira de documentos normativos que possibilitem a interoperabilidade e a qualidade de serviços e sistemas de informação e comunicação em saúde, com a proteção da privacidade e confidencialidade da informação, em colaboração com organismos nacionais e internacionais.