Sede do governo de Brasília ganhou a cor da campanha nacional Novembro Azul nesta quarta (1º). Objetivo é chamar atenção para a importância de prevenir a doença.

A iluminação do Palácio do Buriti ficará azul a partir desta quarta-feira (1°) e permanecerá assim até o final do mês. O uso da cor é para lembrar o Novembro Azul, campanha nacional com o objetivo de chamar a atenção sobre a importância de prevenir o câncer de próstata.Durante todo o mês de novembro o Palácio do Buriti estará iluminado em azul para alertar sobre a importância da prevenção do câncer de próstata. Foto: Nilson Carvalho/Agência Brasília

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), esse é o sexto tipo mais comum no mundo e o que mais afeta os homens. No Brasil, a incidência entre esse público só perde para a do câncer de pele não-melanoma.

Além disso, cerca de três quartos dos pacientes têm mais de 65 anos, por isso ele é considerado pelo Inca como uma doença da terceira idade.

Quando diagnosticado e tratado no início, os riscos de mortalidade do câncer de próstata são reduzidos. Por isso, recomenda-se que sejam feitos exames de rotina a partir dos 50 anos de idade.
A incidência do câncer de próstata no Brasil só perde para a do de pele não-melanoma

Entre os sintomas mais comuns estão a dificuldade para urinar e a frequência urinária alterada.

A próstata é uma glândula exclusiva do sexo masculino. Localizada abaixo da bexiga e à frente do reto, ela produz um líquido que compõe parte do sêmen para nutrir e proteger os espermatozoides. Por isso, é fundamental para a fertilidade do homem.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a prevenção na rede pública começa nas unidades básicas de saúde (UBS), onde os pacientes são atendidos por um clínico geral e encaminhados para consulta ambulatorial com um urologista.
Origem do Novembro Azul

A campanha surgiu na Austrália, em 1999, com um grupo de amigos que deixou o bigode crescer em apoio à conscientização da saúde masculina. Eles escolheram esse mês porque é nele que se comemora, em 17 de novembro, o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

Para o Brasil o Novembro Azul foi trazido pela Sociedade Brasileira de Urologia, em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida.

Além do Palácio do Buriti, monumentos como o Congresso Nacional, também em Brasília, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, já foram iluminados com a cor da campanha.

Acesse a cartilha do Inca sobre o câncer de próstata.