Emendas de Comissões já ocorrem na Câmara dos Deputados.

A Comissão de Educação, Saúde e Cultura (CESC) vai apresentar emendas ao orçamento para a revitalização do Hospital Regional do Gama, da escola parque Anísio Teixeira de Ceilândia e do Centro Cultural Desportivo também de Ceilândia. Cada uma dessas áreas deverá receber R$ 2 mil. Requerimento nesse sentido foi aprovado em reunião da CESC na manhã desta quarta-feira (8). O recurso virá de reservas de contingência ou do remanejamento de outras rubricas, segundo o presidente da comissão, deputado Wasny de Roure (PT).

Wasny sugeriu apresentar emendas em nome do colegiado ao argumentar que essa prática é adotada pelas comissões da Câmara Federal. Concordaram com a medida os deputados Prof. Reginaldo Veras (PDT) e Luzia de Paula (PSB), que participaram da reunião.

Autismo – Entre os projetos aprovados pela comissão hoje (8) destaca-se a proposta (PL nº 1.533/2017) do deputado Wellington Luiz (PMDB), que cria diretrizes para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde voltadas ao atendimento integral para pessoas com transtorno do espectro autista. A criação de um Centro de Atendimento Integral vai propiciar tratamento adequado por meio de equipes multidisciplinares, defendeu o autor do projeto.

Em parecer favorável à matéria, a relatora na CESC, deputada Luzia de Paula (PSB), citou que existem cerca de dois milhões de autistas no País. Lembrou que o autismo é uma síndrome comportamental complexa que implica dificuldade de socialização, atraso na linguagem e alterações no comportamento, com movimentos repetitivos e restritivos. Ainda segundo Luzia, o transtorno atinge de forma diferenciada cada autista, que tem níveis distintos de comprometimento e, por isso, precisa de atendimento diferenciado. 

Franci Moraes - Coordenadoria de Comunicação Social