Delegação do DF conquistou 20 medalhas na competição.

Os estudantes de 12 a 14 anos do Distrito Federal que participaram dos Jogos Escolares da Juventude, em Curitiba (PR), foram homenageados na manhã desta segunda-feira (30) pela Câmara Legislativa. A solenidade, realizada por iniciativa do deputado Prof. Reginaldo Veras (PDT), reuniu atletas, professores, treinadores e pais de alunos.

No início da sessão solene, foi exibido um vídeo sobre a participação da delegação do DF na competição, realizada de 11 a 22 de setembro. Prof. Reginaldo Veras lembrou que foi atleta e participou de diversas competições esportivas estudantis até os 18 anos. O distrital ressaltou a importância do esporte para a formação da cidadania. Para ele, o esporte ensina a ter disciplina, a ganhar, a perder e a respeitar o próximo.

O parlamentar rendeu homenagens também aos professores que atuam na área e lamentou que não exista no DF e no Brasil uma política continuada de Estado para formar atletas.

Resultados – O gerente de Educação Física e Desporto, Luís Maurício Montenegro, disse estar orgulhoso pela participação da equipe do DF nos Jogos. Segundo ele, a delegação obteve o melhor resultado da história recente da competição, tendo conquistado 20 medalhas: cinco de ouro, sete de prata e oito de bronze.

Montenegro informou ainda que o grupo foi muito elogiado por seu comportamento. A delegação foi composta por 190 pessoas, entre atletas, professores, treinadores e fisioterapeutas, de escolas públicas e privadas de diversas cidades do DF.

A diretora de Serviços e Projetos Especiais, Paula Ziller, afirmou que a participação dos estudantes na competição foi uma experiência importante, "que renderá muitas coisas boas ao longo dos anos". Ela destacou o papel dos professores e treinadores na formação dos estudantes atletas e também elogiou o apoio e o incentivo dos pais.

Representantes dos professores aproveitaram o evento e pediram mais apoio para a educação física escolar.

Já Luciano Chagas, um dos pais de atleta presentes na solenidade, agradeceu a Câmara pela homenagem e assinalou que os ensinamentos obtidos pelos estudantes serão lembrados pela vida toda.

No encerramento da sessão solene, os atletas receberam moções de louvor do Legislativo local.

Luís Cláudio Alves
Fotos: Rinaldo Morelli
Comunicação Social - Câmara Legislativa