Cláudio Abrantes destaca o direito das crianças à preservação da saúde.

Para debater a situação da pediatria do Hospital Regional de Planaltina, a Câmara Legislativa realiza audiência pública nesta terça-feira (29), às 19h, no Centro de Educação Profissional (CEP Saúde) daquela região administrativa, localizado ao lado do hospital, entre as avenidas Contorno e Independência. A iniciativa do debate partiu do deputado Cláudio Abrantes (sem partido), e a audiência deverá contar com a presença de parlamentares, autoridades do governo e representantes da área de saúde e da comunidade de Planaltina.

Ao justificar o debate, Abrantes ressalta que a crise na área da saúde pública do Distrito Federal tem causado à população local transtornos muitas vezes irreparáveis, uma vez que os atrasos e ausências de atendimento podem agravar significativamente os efeitos de enfermidades, o que pode resultar, inclusive, em morte.

O deputado observa que são evidentes as dificuldades enfrentadas pelos brasilienses na obtenção de remédios, na marcação de exames e consultas e no atendimento hospitalar, em especial na pediatria do Hospital Regional de Planaltina. Destaca que entre os problemas mais graves na área de saúde pública do DF está a imensa carência de servidores, o que demanda ações céleres e efetivas por parte do governo.

"O quadro diminuto de pediatras nas unidades da rede pública de saúde do DF coloca em risco a saúde das crianças, que são o bem maior do Estado, uma vez que representam o futuro de Brasília. Não se pode esquecer que é dever do Poder Público reunir todos os esforços para tutelar os direitos das crianças, inclusive os relacionados à preservação da saúde", conclui Cláudio Abrantes.