Unidade vai funcionar na Praça Rouxinol de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas.

Foi inaugurado nesta segunda-feira (14) o primeiro posto de vacinação de Águas Claras. A unidade fica na Praça Rouxinol e tem capacidade para receber diariamente de 90 a 100 pessoas.Foi inaugurado nesta segunda-feira (14) o primeiro posto de vacinação de Águas Claras. A unidade fica na Praça Rouxinol e tem capacidade para receber diariamente de 90 a 100 pessoas. Foto: Tony Winston/Agência Brasília

O atendimento já está disponível de segunda a sexta-feira, das 7 às 18 horas. A unidade funciona no antigo posto policial da praça e foi adaptada graças a parcerias do governo com empresários locais.

“É um posto singelo, mas que trará um enorme resultado na saúde pública”, disse Rollemberg. “A vacinação é um dos grandes serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde e pode evitar muitas doenças. Ter um posto de vacinação próximo facilita muito a imunização.”
“A vacinação é um dos grandes serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde e pode evitar muitas doenças. Ter um posto de vacinação próximo facilita muito a imunização”Rodrigo Rollemberg, governador de Brasília

A Administração Regional de Águas Claras ficou responsável pela pintura, pelos reparos nas redes elétrica e hidráulica e pelo piso emborrachado na área de aplicação de vacinas, além do local para descarte de lixo infectante, conforme exigência da Vigilância Sanitária.

“Há um ano, o governador Rollemberg determinou que os postos policiais tivessem alguma destinação nova. A Polícia Militar passou essa unidade para a Secretaria das Cidades, que, por sua vez, a entregou para a Administração Regional de Águas Claras”, disse o administrador regional de Águas Claras, Manoel Valdeci Machado.

A Secretaria de Saúde contribuiu com a cessão de dois computadores e dois modems 4G. “Este posto de vacinação é uma grande vitória. É o primeiro passo para que possamos garantir a atenção primária para a população de Águas Claras”, disse o secretário da pasta, Humberto Fonseca.
“Este posto de vacinação é uma grande vitória. É o primeiro passo para que possamos garantir a atenção primária para a população de Águas Claras”Humberto Fonseca, secretário de Saúde

A unidade funcionará com uma equipe de três enfermeiros e três técnicos de enfermagem da Região de Saúde Sudoeste, que engloba Águas Claras, Taguatinga, Samambaia, Vicente Pires e Recanto das Emas.

A estudante Ana Beatriz Gomes Cortês, de 13 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada no posto. “É sempre melhor prevenir do que remediar”, disse a garota, que foi imunizada contra o HPV pelo próprio secretário de Saúde. Ela estava acompanhada pela orientadora educacional da escola em que estuda na região administrativa, Ariela Farias, de 36 anos.

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg sobre a inauguração do posto de vacinação em Águas Claras.