Nesta quarta-feira (15), às 15h, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB), participa da cerimônia de assinatura da liberação de recursos para captação emergencial de água no Lago Paranoá. O evento será no Palácio do Planalto com a presença do presidente da República, Michel Temer (PMDB), e do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho (PMDB).
Com a liberação do recurso de R$ 55 milhões, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) iniciará imediatamente a licitação e a compra de equipamentos para a construção de uma estrutura flutuante e de uma estação compacta de tratamento para a captação emergencial de água no Lago Paranoá. Com o investimento, será possível captar 700 litros de água por segundo para reforçar o abastecimento.
Captação no Lago Paranoá em setembro
O novo bolsão vai reforçar o fornecimento de água de regiões administrativas abastecidas pela barragem do Descoberto. “A nossa expectativa é que, em setembro, nós já estejamos captando água do Lago Paranoá”, afirmou o governador Rodrigo Rollemberg.
O plano do Executivo para o enfrentamento imediato da crise hídrica contempla também a instalação de um sistema de bombeamento nas proximidades do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, que permitirá a algumas localidades abastecidas pela Barragem do Descoberto receber água do Reservatório de Santa Maria, reduzindo a demanda da primeira.
São elas Guará I e II, Lucio Costa, Colônia Agrícola Águas Claras, Quadras de 1 a 5 do Setor de Mansões Park Way, Candangolândia, Núcleo Bandeirante e algumas quadras de Águas Claras.
0 Comentários