Estão previstas cerca de 40 manifestações artísticas. Em áreas de maior concentração de foliões, como na Praça do Cruzeiro, haverá mudanças no trânsito.

O carnaval começou em Brasília antes da data oficial (28 de fevereiro) com festas para todos os gostos. Neste sábado (25), considerado o primeiro dia de comemoração mais intensa, as ruas serão tomadas pelos blocos de maior concentração de foliões. De acordo com levantamento da Secretaria de Cultura, ocorrerão 36 eventos gratuitos. A programação completa está no site Brasília tem Carnaval.

Dos oito blocos carnavalescos tradicionais, quatro animam o sábado: Àsé Dúdú, no Taguaparque, e Mamãe Taguá, na Praça do DI, ambos em Taguatinga. No Plano Piloto, o Galinho de Brasília sai da 201 Sul, e a Baratinha estará no Estacionamento 12 do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek.

Edição de arte/Agência BrasíliaSete blocos do grupo Blocos Alternativos do Carnaval de Rua de Brasília também integram as atrações. Além desses, há festas privadas, eventos em clubes e em quadras residenciais de regiões administrativas.

Quatro das seis escolas de samba tradicionais de Brasília — Águia Imperial de Ceilândia, Acadêmicos da Asa Norte, Associação Recreativa Cultural Unidos do Cruzeiro e Império do Guará — vão se apresentar com blocos que sairão neste sábado (25), em diversos pontos da capital federal. Duas delas — Bola Preta de Sobradinho e União da Vila Planalto e Lago Sul — juntam-se a outros blocos no domingo (26).

Alterações em vias no sábado de carnaval

Das 12 às 22 horas, as Vias N1 e S1 do Eixo Monumental ficarão fechadas para atender os foliões do Babydoll de Nylon, na Praça do Cruzeiro. O bloco reuniu 70 mil foliões em 2016.

Na 201 Norte, os acessos à comercial serão bloqueados das 15 às 22 horas para o Bloco das Perseguidas, que movimenta o carnaval da Praça dos Prazeres. Em outras áreas comerciais da Asa Norte, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) avaliará se haverá necessidade de fechamento de ruas.

No Parque da Cidade, onde ocorre um evento privado, o trecho entre a rotatória de saída para a Via S1 até a outra de acesso à W5 Sul ficará em sentido único das 10 às 2 horas.

Vias S1 e N1 do Eixo Monumental serão fechadas das 12 às 22 horas para o Babydoll de Nylon, na Praça do Cruzeiro

Em blocos com público inferior a 500 pessoas, o Detran fará o apoio com sinalização e patrulhamento no trânsito. Durante todo o carnaval, serão empregados 360 agentes de trânsito, 60 viaturas, 12 motocicletas, três guinchos e uma empilhadeira.

O Batalhão de Trânsito da Polícia Militar do Distrito Federal inicia operação de fechamento de vias para o Galinho de Brasília às 13 horas e termina por volta de meia-noite. A previsão de público é de cerca de 80 mil pessoas. Todas as vias do trajeto estarão interditadas, e não será permitido o estacionamento nas comerciais das 203/204, 201/202, das 13 horas até a passagem do bloco pelas quadras.

A concentração ocorrerá entre o Setor Bancário Sul e o Setor de Autarquias Sul, na L1 Sul, entre o Departamento de Polícia Federal e a Caixa Econômica Federal. O percurso começa nesse ponto em direção à comercial da 203/204 Sul, até a Via S3, onde retornará para o ponto de origem. Rotas alternativas serão oferecidas aos moradores.

Para garantir a segurança nos blocos, a PM estará nos pontos de concentração em todos os dias. As equipes atuarão com bases móveis, viaturas, motocicletas, helicóptero, cavalaria e policiais a pé. Por uma questão de estratégia, o efetivo não é divulgado.