Cerimônia de abertura da edição de 2016 foi nesta quinta (17). Disputas começam no sábado (19) e terão representantes das 31 regiões administrativas.

A fisioterapeuta Evelyne Ogawa, de 34 anos, alterna as horas de atendimento com os treinos de vôlei. A ponteira passadora da equipe Aster, do Gama, é um dos 3.284 atletas que disputarão os Jogos Abertos de Brasília 2016. Praticante da modalidade desde os 11 anos, ela acredita que o evento esportivo é a forma ideal de o brasiliense demonstrar a paixão por onde mora.Na abertura dos Jogos Abertos de Brasília, Caio Bonfim, quarto lugar na marcha atlética na Olimpíada Rio 2016, acendeu a pira dos jogos.

“É um programa familiar excelente”, destaca a profissional de saúde. “Além disso, para nós, esportistas, é a chance de defender nossa cidade sem precisar sair do Distrito Federal para participar de competições estaduais”, reforça a jogadora, que compete pelo segundo ano no torneio promovido pelo governo de Brasília. Antes, ela viajava para evento semelhante em Goiás.

Os Jogos Abertos de Brasília 2016 ocorrem de 19 de novembro a 4 de dezembro e colocam as 31 regiões administrativas do DF na disputa em mais de dez categorias. A solenidade de abertura ocorreu nesta quinta-feira (17) no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. No evento, a colaboradora do governo e esposa do governador Rodrigo Rollemberg, Márcia Rollemberg, endossou a opinião da atleta. “A torcida da população pela sua cidade nada mais é que um resgate da identidade regional.”

Na cerimônia, o atleta brasiliense Caio Bonfim, quarto lugar na marcha atlética na Olimpíada Rio 2016, acendeu a pira dos jogos. “Aqui está a matéria-prima do esporte: o atleta. Essa competição serve também para fomentar e incentivar a prática da atividade física em todas as regiões”, acredita o morador de Sobradinho.

As disputas, sempre aos fins de semana, serão no Centro Integrado de Educação Física (907 Sul), nos ginásios do Núcleo Bandeirante (Avenida do Contorno), do Cruzeiro (Quadra 811, Cruzeiro Novo), da Candangolândia (QN 2, Centro) e do Guará (QE 23) e no Complexo Aquático Claudio Coutinho (Setor Recreativo Parque Norte, Eixo Monumental).

As equipes das 31 regiões administrativas concorrerão entre si. As três primeiras em cada modalidade serão premiadas com troféus, enquanto os integrantes dos times ou praticantes de esportes individuais que subirem ao pódio ganharão medalhas. O lugar que acumular mais premiações levará um troféu maior, que será itinerante e passará a cada ano para a região vencedora. “Com a participação em massa das regiões, o esporte exerce aqui mais uma vez seu papel de integração”, destaca a secretária do Esporte, Turismo e Lazer, Leila Barros.

No ano passado, na primeira edição dessa versão repaginada dos jogos, cerca de 2,5 mil atletas marcaram presença nas disputas. Neste ano, os mais de 3 mil competidores com idade a partir de 16 anos buscarão medalhas nas modalidades de atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa e vôlei, além de atletismo, basquete em cadeira de rodas, natação e tênis de mesa para pessoas com deficiência.

O investimento nos Jogos Abertos foi de R$ 180 mil, sendo R$ 16 mil do governo de Brasília — correspondente a estrutura de grades, troféus e medalhas — e o restante dividido entre o Banco de Brasília e a Federação das Indústrias do DF (Fibra), patrocinadores do evento.
Vagas para as modalidades individuais

De acordo com a Secretaria do Esporte, Turismo e Lazer, ainda há inscrições para as modalidades individuais dos Jogos Abertos de Brasília 2016. Os interessados em disputar atletismo, natação ou tênis de mesa podem se inscrever até 22 de novembro. Já o prazo para o praticante de judô vai até 29 de novembro. É só procurar a administração regional da localidade que deseja representar. Os esportes em grupo estão com as vagas preenchidas.

A divulgação das tabelas está prevista para amanhã, mas já é possível acompanhar o cronograma da competição.
Agência Brasília
Foto: Tony Winston/Agência Brasília