Caminhões retiraram entulhos das ruas, enquanto agentes da Vigilância Ambiental orientaram a população sobre o combate

Uma campanha de dois dias para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegyptina Candangolândia termina nesta terça-feira (29). Somente ontem (28), cerca de 35 toneladas de entulho foram recolhidas da região.

Entre os materiais retirados das ruas estavam sofás, camas, geladeiras, vasos sanitários e guarda-roupas. Tudo está sendo levado para a Administração Regional da Candangolândia e, posteriormente, será encaminho ao aterro controlado do Jóquei.Caminhões retiram entulhos das ruas da Candangolândia para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Foto: Gabriel Jabur/Agência Brasília

Quatro caminhões com carroceria e sete com caçamba, além de dois tratores, são empregados na iniciativa, que envolve cerca de 50 pessoas. Além da administração regional, a força-tarefa é composta pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap). Os órgãos contam com o apoio da comunidade para acabar com possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus.
35Toneladas de entulho retiradas das ruas da Candangolândia nessa segunda (28)

Agentes da Vigilância Ambiental e a da Diretoria de Atenção Primária à Saúde, da Secretaria de Saúde, orientaram os moradores sobre os cuidados em relação ao combate ao inseto e recomendaram todos a colocarem materiais sem uso na porta de casa, para que os caminhões recolhessem.

O aposentado Edelbeto Silva de Jesus, de 75 anos, garante que diariamente percorre a casa para verificar poças ou recipientes que possam abrigar água parada. “Não adianta o governo fazer a parte dele, se não fizermos a nossa”, resumiu o baiano, morador de Brasília desde a década de 1960.
Arredores da Candangolândia são prioridade na limpeza

De acordo com o administrador regional, Cleudimar Sardinha, toda a cidade receberá a inspeção, mas a prioridade são os arredores. “Somo contornados por um cinturão verde e, nesses espaços, as pessoas costumam descartar, de maneira irregular, todo tipo de sujeira”, destacou, ao ressaltar que a ação também faz parte do mês de celebração dos 60 anos da Candangolândia.

Mesmo após o fim da campanha, a comunidade pode entrar em contato pelo Disque Administrador, nos telefones (61) 3301-9300 ou (61) 99237-8717.

Conforme dados do Informativo Epidemiológico nº 47, divulgado na quarta-feira (23), Candangolândia é a quarta região administrativa com menor índice de incidência de casos suspeitos de dengue, com 33. Ficou atrás somente de Sudoeste/Octogonal (30), Park Way (24) e Setor de Indústria e Abastecimento (0).