A Comissão de Especial criada na Câmara Legislativa para analisar Propostas de Emenda à Lei Orgânica (PELO), se reuniu, votou e aprovou com os 4 votos do quórum mínimo  a PELO 51/2013, de autoria da deputada Luzia de Paula, que obriga o Governo do Distrito Federal a direcionar NO MINIMO  10% da verba publicitária dos órgãos públicos do Distrito Federal para os veículos de comunicação comunitária impressa, falada, televisada e on-line.

Os quatro votos que acompanharam o relator Cristiano Araújo foram dos distritais Arlete Sampaio (Presidenta da CEPELO), Agaciel Maia (Vice-presidente da CLDF), Celina Leão e Israel Batista


CELINA LEÃO, ISRAEL BATISTA, ARLETE SAMPAIO, AGACIEL MAIA E CRISTIANO ARAÚJO
#SIM! A MÍDIA COMUNITÁRIA COM TODO RESPEITO!



A proposta, da deputada distrital Luzia de Paula, que vai a plenário para aprovação dos deputados e que, após aprovada, não necessita da sanção do Governo do Distrito Federal para vigorar,  conta com o apoio efetivo da Associação dos Veículos de Comunicação Comunitária do DF e Entorno (ASVECOM) e do Movimento dos Blogueiros de Brasília, além do conjunto dos deputados distritais da Câmara Legislativa, do secretário de comunicação do GDF, André Duda e do Senador GIM Argello, este um dos principais entusiastas da causa.

SUPER SECRETÁRIO ANDRÉ DUDA,DEPUTADOS: AGACIEL MAIA,E LUZIA D E PAULA DISCUTINDO A PELO 51/2013 PARABÉNS AO GDF PELA PARCERIA.

EDVALDO BRITO FUNDADOR  VICE-PRESIDENTE  DA ASVECOM E  IDEALIZADOR DA LEI PARA VEÍCULOS COMUNITÁRIOS, OS PADRINHOS DA ASVECOM: SENADOR GIM ARGELLO E DEPUTADO CRISTIANO ARAÚJO QUE ACREDITARAM NO PROJETO E O PRESIDENTE ASVECOM SALVADOR SERAPIÃO.
É importante que se frise e que seja sempre lembrado: Esta Emenda a Lei Orgânica proposta de forma corajosa pela deputada distrital Luzia de Paula é fruto da iniciativa de alguns jornais comunitários que se reuniram e criaram a Associação dos Veículos de Comunicação Comunitária do Distrito Federal e Entorno – ASVECOM.
Em uma reunião informal em Taguatinga, onde o assunto foi a publicidade oficial do GDF e a falta de participação dos veículos comunitários nas distribuição da verbas, foi sugerido pelo jornalista Edvaldo Brito (Folha da Comunidade) (foto acima) que a única forma de acabar com esta injustiça seria a criação de uma lei que obrigasse o GDF a direcionar um percentual mínimo do orçamento ao segmento.

Em uma reunião informal em Taguatinga, onde o assunto foi a publicidade oficial do GDF e a falta de participação dos veículos comunitários nas distribuição da verbas, foi sugerido pelo jornalista Edvaldo Brito (Folha da Comunidade) que a única forma de acabar com esta injustiça seria a criação de uma lei que obrigasse o GDF a direcionar um percentual mínimo do orçamento ao segmento.

Indo contra os argumentos negativos de alguns companheiros, os otimistas combinaram a fundação da ASVECOM, criaram o Estatuto e elegeram a diretoria que começou a jornada até a aprovação parcial da PELO 51/2013. 

Quem milita na área da imprensa comunitária no DF sabe que outras associações foram criadas em tempos passados e fracassaram pelo excesso de vaidade, egos exacerbados e complexos de superioridade. 

Desta vez foi diferente. A diretoria e os vários membros da ASVECOM se mantiveram unidos e imunes aos arroubos de vaidade de pessoas que só queriam palco e não conseguiram vislumbrar o futuro e a magnitude da causa.


A DIRETORIA
PRESIDENTE: SALVADOR GONÇALVES SERAPIÃO
VICE-PRESIDENTE: FRANCISCO EDIVALDO BEZERRA BRITO (FUNDADOR)
DIRETOR ADMINISTRATIVO E FINANCEIRO: FÁBIO DIAS DUARTE
DIRETOR JURÍDICO: JAIR AMARAL DA SILVA
DIRETOR DE PROMOÇÃO SOCIAL: OLGA CRISTINA PEDRA GUBRT
DIRETOR DE COMUNICAÇÃO: JOSÉ CARLOS ROSA
DIRETOR DE PATRIMÔNIO: BRUNO ALEXSON FERREIRA DE SÁ
DIRETORA COMERCIAL: MARIA LÚCIA DA SILVA
DIRETORA DE CIDADES DO DF: MARIA DO CARMO FILHA SANTOS
DIRETOR DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS: JOSUÉ VIEIRA DE SOUSA
DIRETORA DE PARQUE GRÁFICO: ANA DA SILVA NEVES FILHA

CONSELHO FISCAL – MEMBROS EFETIVOS:
1) ANTÔNIO CARLOS OLIVEIRA DA COSTA
2) JOEL CHAVES RONDON
3) MÁRCIA JESUS OLIVEIRA


SUPLENTES:
1) IVAN JACINTO BISPO
2) FRANCISCO DE ASSIS MONTEIRO
3) JOSÉ EUDES BEZERRA

PARCEIROS:

OS PARCEIROS DA COOPEJARCE
UMA COOPERATIVA DE JORNAIS QUE
TRABALHOU, TRABALHA, E CONTINUARÁ 
TRABALHANDO PARA A EXISTÊNCIA DOS
VEÍCULOS QUE FALAM A VERDADE.
A ASVECOM AGRADECE A PARCERIA 
DO EDUARDO E SUA ESPOSA DINÁ!


Enfrentaram as dificuldades em manter um grupo coeso dedicando tempo, dinheiro e muita paciência para articular, marcar reuniões e convidar figuras de peso do governo para concretizar o objetivo de conseguir a aprovação do limite mínimo de 10% previsto na PELO 51/2103.

Não acabou ainda. Temos algumas lutas a realizar como pleitear um cadastro menos rigoroso e manter a unidade da associação. E também valorizar quem realmente merece, pois agora que a PELO 51/2013 passou pela Comissão, vai aparecer muito criador para a criatura.

QUEM ABRAÇOU A CAUSA.

O pioneiro foi o Deputado Distrital Cristiano Araújo, que, de forma corajosa, determinou ao seu departamento jurídico a preparação de um PL (que viria a ser batizado como Lei Cristiano Araújo), que previa um mínimo de 5% da verba de publicidade do GDF. PL que não pode ser aprovado por razões técnicas. A suplente Luzia de Paula – (em exercício pela ausência do deputado distrital Alirio Neto), tomou pra si esta bandeira e propôs uma Emenda a Lei Orgânica – a PELO 51/2013 - esta com a obrigação de que no mínimo 10% da verba de propaganda do GDF teriam que ser destinados à imprensa comunitária.
A causa contou também com a simpatia e uma atuação notável do vice-presidente da CLDF Agaciel Maia.

Mas um nome terá que ser sempre lembrado quando a história for contada: O senador Gim Argello que por várias vezes se locomoveu de seu gabinete do senado até Taguatinga para participar das reuniões da ASVECOM e foi um dos principais motores da fundação da entidade, cedendo, inclusive uma sala na Praça do DI, que depois de mobiliada com apoio do deputado distrital Cristiano Araújo, passou a ser a sede oficial da associação.



ACIMA SENADOR GIM ARGELLO ENTREGA AS CHAVES DA SEDE DA ASVECOM E ABAIXO O DEPUTADO DISTRITAL CRISTIANO ARAÚJO ENTREGA OFICIALMENTE OS MÓVEIS DA SEDE TUDO ISSO EM 2011! TAMBÉM NAS FOTOS EDVALDO BRITO (FUNDADOR E PRESIDENTE, SALVADOR SERAPIÃO PRESIDENTE, E FABINHO DIAS ADMINISTRATIVO ASVECOM.

QUEM NOS OUVIU!
Participaram de reuniões da Associação que sempre tiveram quórum expressivo, além dos principais entusiastas (Gim Argello, Cristiano Araújo) os deputados Benedito Domingos, Dr. Charles, Wasny de Roure, Luzia de Paula, Agaciel Maia e a subsecretaria Elany Leão e  outros.

PARCERIA EFETIVA E CONCRETA
MOVIMENTO DOS BLOGUEIROS DE BRASÍLIA.
PRESIDENTE: ELDO GOMES!

Filiem-se a ASVECOM!
asvecom@hotmail.com
Fabinho Dias 61 8515-7614 / 9568-9168
Presidente: Salvador Serapião
V.Presidente Edvaldo Brito: 9611-0609

Se for blog, site: Filiem-se ao MBB
Movimento dos Blogueiros de Brasília
8181-6712- Eldo Gomes.