Grupo suspendeu algumas atividades presenciais, pelo risco de contaminação, mas manteve serviço de doações.
Agência Brasília

O bazar possibilita a compra de cadeiras de rodas, cadeiras de banho, fraldas geriátricas, kits de higiene, cobertores e tantos outros produtos que são doados para uso de internados no Hospital de Base | Foto: Davidyson Damasceno/Ascom Iges-DF

A pandemia do coronavírus obrigou muitas pessoas a se isolarem e a olharem para dentro, para seus próprios problemas. No entanto, as dificuldades econômicas e sociais agravadas pela crise sanitária também lançaram luz ao trabalho de pessoas que se dedicam a olhar para o outro e oferecer ajuda. É o caso da Associação Amigos do Hospital de Base, que suspendeu atividades presenciais para garantir a segurança dos voluntários e dos pacientes, mas manteve o serviço de doações.


As vendas do bazar e as doações recebidas em dinheiro ajudam a custear passagens de ônibus a pacientes e acompanhantes em situação de vulnerabilidade

“As pessoas estão em estado de sofrimento, mas também não deixaram de ter empatia. Querem ajudar”, afirma a presidente da associação, Maria Aparecida Menegassi, a “Cida”. Para isso, a instituição conta com um bazar solidário permanente, que recebe doações diversas, como roupas, calçados, acessórios, produtos de higiene, entre outros itens.

As vendas do bazar e as doações recebidas em dinheiro ajudam a custear passagens de ônibus a pacientes e acompanhantes em situação de vulnerabilidade e a comprar cadeiras de rodas, cadeiras de banho, fraldas geriátricas, kits de higiene, cobertores e tantos outros produtos que são doados para uso de internados no Hospital de Base (HB).

Cida esclarece que a entrega de doações e de auxílio financeiro a pacientes e acompanhantes é feita somente por meio da equipe de assistência social ou de profissionais da saúde do Hospital de Base, unidade administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF). São esses profissionais que fazem a ponte entre as pessoas que necessitam da ajuda e os voluntários.
Atividades no mundo virtual

Além do serviço de doações, a Associação Amigos do Hospital de Base reúne grupos de reiki, contação de histórias e palhaçaria

Além do serviço de doações, a Associação Amigos do Hospital de Base reúne grupos de reiki, contação de histórias e palhaçaria. Antes da pandemia, eles se revezavam para atender pacientes de diversos setores do Hospital de Base e levar alegria, esperança e afeto. Agora, algumas ações foram para o mundo virtual. “Fizemos lives sobre a história e o trabalho da associação e sobre saúde mental”, conta Cida.

Além disso, uma vez por semana, um vídeo é disponibilizado no canal do YouTube e no perfil do Instagram da associação, com uma história contada por algum dos voluntários. O próximo passo, segundo Cida, é que os pacientes do HB assistam a esses vídeos, com o apoio da equipe médica.
A Associação Amigos do Hospital de Base

O grupo foi fundado em 1998 por servidores e pessoas da comunidade que sentiam falta de uma associação para dar suporte às atividades de apoio assistencial, já que o hospital não tinha autonomia para gerir doações aos pacientes.

A partir de 2017, a associação passou a promover, por meio de grupos parceiros, atividades como reiki e contação de histórias. “Tivemos que mudar um pouco o foco do serviço porque a entrada do Iges-DF agilizou o processo de atendimento aos pacientes”, destaca o vice-presidente da associação, Henrique Tamm. Hoje, são 104 voluntários cadastrados, com perfis diversos, de jovens universitários a aposentados.
Como ajudar

A sede da Associação Amigos do Hospital de Base atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, na ala dos voluntários do HB. É no local que fica o Bazar Solidário, cujas vendas dão o suporte para as ações do grupo.

Quem quiser entregar doações em outro horário, pode entrar em contato pelo e-mail amigoshbdf@yahoo.com.br ou pelos telefones 3323-1404 e 3550-9031. Os voluntários também se disponibilizam a buscar as contribuições. É possível ainda fazer doações em dinheiro.

Associação Amigos do Hospital de Base
E-mail: amigoshbdf@yahoo.com.br
Telefone: (61) 3323-1404 / (61) 3550-9031

Contas: BRB (Agência 215 e conta nº 600.117-5) e Banco do Brasil (Ag. 2883-5 e conta nº 30.407-7)

* Com informações da Secretaria de Saúde