Medida é um estímulo para a população sair do sedentarismo neste período de pandemia
Agencia Brasilia *

Foto: Secretaria de Esporte e Lazer / Divulgação

Devido às ações de combate ao coronavírus, que determinou a suspensão das aulas nos Centros Olímpicos e Paralímpicos (COPs), na Escola de Esporte, nas academias, clubes e ginásios, a Secretaria de Esporte e Lazer lançou o desafio #SeMoveBrasília. A ação é um incentivo para que profissionais de educação física do Distrito Federal publiquem vídeos curtos com dicas de exercícios físicos para a população praticar dentro de casa.

A medida é um estímulo para a população sair do sedentarismo neste período de quarentena. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é recomendado fazer 30 minutos de exercício físico por dia, isto porque as atividades físicas fazem bem para o corpo, mente e aumenta a imunidade. E ainda ajuda no combate de uma série de doenças pulmonares e cardíacas.

Nas redes sociais os professores das 12 unidades dos Centros Olímpicos e Paralímpicos já entraram no clima do desafio. Para o secretário de Esporte e Lazer, Leandro Cruz, a mobilização destes profissionais mostra o empenho e comprometimento com os alunos que estão sem praticar uma modalidade esportiva.

“A gente vê com muito orgulho e emoção o engajamento desses profissionais, que mesmo em suas casas, querem continuar cuidando da saúde e do bem estar de toda a população do Distrito Federal, incentivando a prática esportiva não só para a população da capital federal, mas serão referência para as pessoas que estão reclusas em todo mundo”, destacou.

Phillipi Coutinho é educador físico no Centro Olímpico e Paralímpico da Gama, ele dá aula de futebol e natação para os alunos da unidade. Phillipi conta que os alunos dele são pontuais e comprometidos com o esporte e que é fundamental auxilia-los neste momento em que precisam ficar em casa. “O esporte traz uma série de benefícios para as pessoas, meus alunos estão sentindo muita falta de praticar uma atividade física. Nós professores dos COPs, estamos incentivando a praticarem essas atividades em casa, com os tutorias nas redes sociais e vídeos, assim cada aluno irá promover o fortalecimento dos sistemas fisiológicos, trazendo qualidade para sua saúde e estimular os outros integrantes da família a participarem desse movimento em prol da saúde”.

Quem também aderiu à campanha foi o Conselho Regional de Educação Física (Cref 7/DF). Para o presidente da entidade, Patrick Aguiar, a prática de atividade física é muito importante. “Devemos continuar praticando mesmo estando em quarentena, durante a semana, vamos pedir para que os profissionais de Educação Física produzam vídeos explicativos para que a sociedade faça essas atividades de forma orientada, afinal de contas esses profissionais estão sempre à disposição para cuidar da saúde da população”.

Para quem deseja ver as dicas dos profissionais de educação física, os vídeos enviados pelos professores serão compartilhados nas redes sociais da Secretaria de Esporte e Lazer nos endereços: Esporte.df (Instagram), SecEsporteELazerDF (Facebook) e pelo YouTube da Secretaria de Esporte e Lazer GDF.

* Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer