Novas matrículas na rede pública de ensino do Distrito Federal podem ser feitas pela Central 156. Foto: Arquivo/Secretaria de Educação

Esse período é voltado para estudantes de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio e importante para a Secretaria de Educação realizar a alocação adequada dos alunos

Estudantes interessados em se inscrever para vagas em escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal têm até esta sexta-feira (24), às 21h, para se inscrever no site da Secretaria de Educação ou pela Central 156, opção 2. No momento da inscrição, é preciso ter em mãos o número de CPF do estudante que será inscrito e o CEP da residência em que mora ou do local de trabalho dos pais ou responsáveis. A Secretaria realiza o cruzamento de dados e aloca os novos estudantes em unidades escolares na região do CEP informado.

Esse período é voltado apenas para novos estudantes de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Não é necessário fazer filas em frente às escolas, visto que os canais de inscrição para novas matrículas são apenas pela internet ou pela Central 156. Além disso, é preciso ficar atento aos prazos, pois se o interessado esperar pelas vagas remanescentes, corre o risco de estudar em uma unidade mais distante, já que, nesse período, apenas as vagas que sobraram após a efetivação das matrículas são disponibilizadas.
Resultado e efetivação

O resultado das inscrições para novas matrículas será divulgado no dia 19 de dezembro, no site da Secretaria de Educação. Só em janeiro de 2020 as matrículas deverão ser efetivadas diretamente na escola em que o interessado foi contemplado. A data ainda será divulgada. As vagas remanescentes, aquelas que sobraram depois deste processo, devem ser abertas apenas após a efetivação das matrículas dos estudantes inscritos no período correto.
Atualização

Até às 14h desta quarta-feira (23), a rede pública de ensino do DF recebeu 19.755 novas inscrições pela internet e 14.199 pela Central 156. A estimativa da Secretaria é de que o total de novas inscrições para o ano letivo de 2020 gire em torno de 34 mil.