Animais poderão receber imunização de graça em 17 regiões. Confira locais.
Por G1 DF

Gato recebe vacina antirrábica por equipe em Brasília — Foto: Andre Borges/Agência Brasília

A Campanha Antirrábica 2019 começa a primeira etapa na área urbana do Distrito Federal neste sábado (14). Cães e gatos poderão receber a vacina, de graça, das 9h às 17h.

A campanha vai acontecer em dois sábados (veja mais abaixo). A vacina antirrábica deve ser aplicada uma vez por ano e os animais que nunca foram vacinados devem repetir a dose em 30 dias.

Veja aqui onde ficam as 219 unidades de vacinação

Segundo o gerente da Vigilância Ambiental de Zoonoses, Jadir Costa Filho, a meta desta primeira etapa urbana da campanha é vacinar 135.338 animais.

"É importante a população levar cães e gatos a partir dos três meses de vida. Cadelas e gatas gestantes ou amamentando também precisam ser vacinadas."

Regiões urbanas para vacinação antirrábica

Sábado, 14 de setembro:
Asa Norte
Cruzeiro
Fercal
Guará
Jardim Botânico
Itapuã
Lago Norte
Lago Sul
Núcleo Bandeirante
Paranoá
Park Way
Planaltina
São Sebastião
Sobradinho
Sudoeste/Octogonal
Varjão
Vicente Pires

Sábado, 21 de setembro:
Brazlândia
Ceilândia
Gama
Recanto das Emas
Riacho Fundo
Samambaia
Santa Maria
Taguatinga
Estrutural
Águas Claras

Vacinação na área rural
A primeira fase da Campanha Antirrábica foi realizada na área rural do DF, no dia 31 de agosto. Ao todo, foram vacinados 24.130 cães e gatos.

Foram abertos 194 postos de vacinação nas zonas rurais de Águas Claras, Estrutural, Recanto das Emas, Gama, São Sebastião, Fercal, Sobradinho I e II, Paranoá, Ceilândia, Planaltina, Samambaia, Taguatinga, Riacho Fundo I e II, Núcleo Bandeirante, Park Way, Santa Maria e Brazlândia.

Profissional da saúde aplica vacina antirrábica em gato — Foto: Matheus Oliveira/Arquivo-SES


Meta

A expectativa da Gerência de Vigilância Ambiental de Zoonoses da Secretaria de Saúde é vacinar, durante a campanha na área rural e urbana, mais de 80% da população estimada de cães e gatos. Em números, isso seria 246.735 cães e 24.673 gatos, totalizando 271.408 animais.

Foram disponibilizadas 270 mil doses de vacina para os três dias de campanha. O trabalho envolve 2,5 mil pessoas da Secretaria de Saúde, Emater e estudantes de Veterinária.

Doença

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e se caracteriza por uma encefalite progressiva e aguda, com letalidade em aproximadamente 100% dos casos.

O vírus é transmitido do animal para o homem principalmente através da mordida. Cães e gatos são os principais veículos da doença.

No DF, o último caso de raiva em humanos foi registrado em 1978. O último caso de cães diagnosticados com a doença foi em 2000 e, de gatos, em 2001.

Principais sinais clínicos da raiva animal

Agressividade: quando os animais, principalmente os cachorros, começam a morder indistintamente pessoas, objetos e outros animais
Tristeza: os bichos começam a procurar locais escuros
Latido diferente do normal
Boca aberta e salivação constante
Dificuldade para engolir e recusa de alimentos e água
Distúrbios de coordenação motora
Convulsões
Paralisia das patas traseiras, como se o animal estivesse descadeirado