Umidade cai a apenas 14% em regiões como o Gama. Segundo o Instituto de Meteorologia, estiagem prosseguirá até a segunda quinzena.

Umidade chega a 14% no Gama
Instituto Nacional de Meteorologia diz que o clima continua seco hoje; chuvas, só em outubro

Larissa Galli
larissa.galli@grupojbr.com

O Distrito Federal entrou ontem novamente em alerta laranja por causa da baixa umidade. A região mais afetada foi o Gama, que registrou 14% de umidade relativa do ar por volta das 15h. O Paranoá e Brazlândia atingiram a marca de 19%, ao passo que Brasília e a região das Águas Emendadas registraram 17% de umidade.

As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo Manoel Rangel, meteorologista do Inmet, a previsão para hoje não é muito diferente. Ele disse que nas regiões administrativas a umidade relativa do ar pode chegar a 15%, enquanto em Brasília, a previsão é que a umidade atinja os 20%. “Como a cidade é mais arborizada isso ajuda a manter a umidade um pouco mais alta”, explica Rangel.

Em relação à temperatura, o meteorologista informou que na região central de Brasília, a mínima pode chegar a 18ºC e a máxima a 33ºC. Já nas regiões administrativas, a temperatura pode variar entre 15ºC e 35ºC. Segundo Rangel, o dia hoje tende a ficar parcialmente nublado e o céu coberto por névoa seca. “O dia amanhece claro, mas a quantidade de nuvens aumenta na parte da tarde”, explica.
Chuvas

Para os que andam com saudades do clima mais úmido, o instituto informa que será preciso esperar um pouco mais. O Inmet ainda informou que a época sem chuvas se estende até a segunda quinzena de setembro. Segundo Manoel, é a partir desse período que estão previstas para começar as primeiras pancadas de chuvas, que serão fracas e isoladas. A volta do período chuvoso está prevista apenas para outubro.
Enquanto a chuva não vem, é necessário tomar alguns cuidados com a saúde e meio ambiente. Além do alto risco de incêndios florestais, a falta de umidade no ar pode provocar ressecamento da pele e desconforto nos olhos, na boca e nariz.

Por isso, o Inmet recomenda beber bastante líquido, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia, usar hidratante para pele e umidificar o ambiente com toalhas molhadas, reservatórios de água ou umidificadores. As atividades físicas ao ar livre devem ser evitadas, principalmente durante os períodos da manhã e da tarde. É importante também manter a casa limpa para evitar ácaros e fungos que se propagam com a seca.