Anúncio foi feito nesta quinta-feira (29) no Congresso Mundial da modalidade, que acontece na Suíça. 
Agência Brasília * 

A capital federal foi escolhida para sediar a Triatlhon World Cup, de 3 a 5 de abril de 2020. A novidade foi apresentada nesta quinta-feira (29), em Lausanne, na Suíça, durante o congresso anual da International Triatlhon (ITU). 

A prova volta a ser realizada em território brasileiro após 15 anos, quando o Rio de Janeiro recebeu uma etapa mundial em 2004, o que coloca a capital federal no centro das atenções do triatlo brasileiro. 

“Essa é mais uma importante conquista da Secretaria de Esporte do Distrito Federal e de Brasília, que se destaca como uma das melhores praças do Brasil para treinamento do triatlo, devido à qualidade do nosso trânsito, o Lago Paranoá e a altitude”, ressaltou o secretário da pasta Leandro Cruz. 

Ao sediar um evento como esse, a cidade conquista, cada vez mais, seu espaço no cenário nacional e mundial do esporteLeandro Cruz, secretário de Esporte do DF

O calendário da Copa do Mundo de Triatlo passa por 15 destinos do mundo, entre fevereiro e outubro do próximo ano. A etapa do Brasil, assim como todas as outras fases que ocorrem até a data limite de maio, vale classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. 

Além disso, um diferencial da prova realizada em Brasília é que, dentro desse período classificatório, será a única que contará com as mesmas distâncias utilizadas nas Olimpíadas (1,5 mil metros de natação + 40 km de ciclismo + 10 km de corrida). 

A iniciativa da Secretaria de Esporte e Lazer é uma parceria com a Confederação Brasileira de Triathlon. 

* Com informações da Secretaria de Esporte e Lazer