O secretário de Projetos Especiais do DF, Everardo Gueiros, se reuniu, no México, com importantes especialistas em tecnologia e mobilidade.
Foto: Paulo Henrique Carvalho/Agência Brasília

Durante evento no México, secretário de Projetos Especiais do DF participa de discussões sobre programas de desenvolvimento elaborados para cidades latinoamericanas.

O secretário de Projetos Especiais do Distrito Federal, Everardo Gueiros, foi um dos participantes da cúpula do programa Cidadãos Conectados na América Latina. Organizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo aplicativo Waze, o evento aconteceu nos últimos dias 14 e 15, no escritório do Google, na cidade do México. Representante do Governo do Distrito Federal, Gueiros viajou com a missão de trocar experiências e prospectar parcerias para projetos que beneficiem a população de Brasília e regiões administrativas.

O secretário destacou a nova dinâmica empreendedora que está sendo adotada pelo GDF para transformar o DF em um ambiente de negócios mais atrativo para parcerias com entidades e iniciativa privada. A operação será feita por meio de mecanismos que permitam baixo risco de investimentos, melhor segurança jurídica e maior transparência para os possíveis investidores e parceiros.

Segundo Gueiros, o objetivo é consolidar financiamentos e programas, via parcerias público-privadas (PPPs), concessões e outras modalidades de parcerias que ajudem a destravar obras e a viabilizar projetos estruturantes para o Distrito Federal.

A edição deste ano da cúpula reuniu alguns dos mais importantes parceiros e especialistas em mobilidade e tecnologia, para compartilhar melhores práticas e interagir sobre o futuro da mobilidade nas cidades latino-americanas.

Além de acompanhar as palestras e conhecer as inovações observadas na área de tecnologia e mobilidade, Gueiros participou de reuniões exclusivas com dois representantes do BID: o diretor de projetos estratégicos, Oscar Mitnik, e a diretora de projetos do setor privado, Patricia Yanez. Durante o encontro, foram discutidos desafios da mobilidade urbana no DF e possibilidades de parcerias em estacionamentos, alternativas para mobilidade ativa da população e integração entre modais de transporte.

Cidadãos conectados

A cúpula Cidadãos Conectados na América Latina foi elaborada para intuito proporcionar a líderes de cidades latinoamericanas oportunidades para ouvir especialistas e estabelecer novas redes que ajudem a reforçar a cooperação na região.

Oficialmente aberto pelo diretor de desenvolvimento comercial e parcerias globais da Waze, Aron Di Castro, o evento, em seu primeiro dia, contou com palestra da diretora do BID, Carola Alvarez, sobre os compromissos da entidade com a América Latina e a estratégia para o desenvolvimento da região.

Também foram proferidas palestras sobre a forma como as cidades têm abordado o crescimento urbano e as políticas e programas considerados exitosos, com exemplos de modelos multimodais criados para atender ao crescimento e planejamento. Outro tema debatido entre os especialistas foi a maneira como as gestões estão lidando com isso.

No segundo dia foram realizadas palestras sobre como a demanda do tráfego nas cidades e a construção de novas políticas de mobilidade urbana. Outras palestras abordaram a questão dos incentivos para a partilha de veículos, com avaliações sobre o que tem funcionado em todo o mundo e o que é preciso ser levado em conta para o desenvolvimento de novas políticas de mobilidade.

* Com informações da Secretaria de Projetos Especiais