Estimativa é dos organizadores do evento. Cerca de 830 policiais militares fazem a segurança na área central de Brasília. Atenção para as alterações no trânsito
AGÊNCIA BRASÍLIA*

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) está atuando com cerca de 1,7 mil policiais militares em todos os eventos de Carnaval deste domingo (3), no Distrito Federal. Os blocos RAPARIGUEIROS e BARATONA se apresentam na área central de Brasília, próximo ao Estádio Nacional Mané Garrincha. O evento é monitorado pelo Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que coordena as operações das forças de segurança.

A PMDF preparou um esquema especial para os eventos que ocorrem no Eixo Monumental com o emprego de 830 policiais. Durante revistas pessoais realizadas nos foliões no início da tarde, houve quatro apreensões de drogas e três de armas brancas (facas e canivetes). Os detidos foram encaminhados para a Cidade da Polícia, instalada ao lado da Torre de TV para registro de Termo Circunstanciado.

Até as 17 horas, cerca de 15 mil pessoas acompanhavam a BARATINHA, no estacionamento do Parque Ana Lídia (Parque da Cidade). Na Asa Norte, altura da CLN 302/CLS 504, cerca de 80 policiais militares fazem a segurança do tradicional bloco PACOTÃO, que se apresenta desde às 13h. No Setor Bancário Norte, o bloco MONTADAS – O BLOCO DA DIVERSIDADE está se apresentando desde às 15h, com estimativa de público de 12 mil pessoas.

A Polícia Civil do Distrito Federal registrou, até o fim da tarde, duas ocorrências de lesão corporal relacionadas ao Carnaval. Os crimes ocorreram no Parque da Cidade e foram registradas na 1ª Delegacia de Polícia, na Asa Sul. Como reforço às áreas dos blocos que devem mobilizar um grande número de foliões, a corporação reforçou o efetivo da 5ª Delegacia de Polícia e instalou, nas proximidades da Torre de TV, a Delegacia Móvel, para facilitar os registros de ocorrências.

O Corpo de Bombeiros não realizou nenhum atendimento até o fim da tarde de hoje. A corporação atua, no momento, com 109 militares para o pronto atendimento nos eventos de carnaval na área central de Brasília.

Alterações no trânsito

O Departamento de Transito do DF (Detran) atuou em diversos eventos de Carnaval neste domingo (3), principalmente no Plano Piloto, em Águas Claras e em Ceilândia. O órgão empregou 80 agentes em 29 viaturas e quatro motocicletas.

Para garantir a segurança do público infantil do bloco BARATINHA, os agentes estão controlando a travessia nas faixas em frente ao Parque Ana Lídia e, na Via S2, até às 21h. O trânsito no local está em sentido único anti-horário até a rotatória de saída para a via S1.

Em Ceilândia, o bloco MENINO DE CEILÂNDIA impactará o trânsito no Setor M Norte, das 15h às 22h. A concentração dos foliões será na CNM 01 – via N1 e haverá deslocamento do bloco no trecho que contorna as quadras QNM 5, EQNN 6/8 e QNM 13, a partir das 17h. O bloco será acompanhado pelo Detran e pela Policia Militar.

Já o estacionamento público na Rua 31 Sul – entre as avenidas Araucárias e Boulevard Sul – ficará fechado das 15h às 22h para o desfile das escolas de samba. Participação estimada de mil pessoas.

As ações educativas estão ocorrendo em Taguatinga, no Parque da Cidade e no Sudoeste. A previsão é que 4 mil pessoas sejam atendidas.

*Com informações da Secretaria de Segurança