Últimas >>
Drop Down MenusCSS Drop Down MenuPure CSS Dropdown Menu

sábado, 16 de junho de 2018

luminação lilás do Buriti chama atenção para violência contra idosos

Dia mundial, em 15 de junho, foi instituído pela ONU e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Para lembrar o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, 15 de junho, o Palácio do Buriti ficará iluminado de lilás, cor que representa a data.Iluminado de lilás, Palácio do Buriti lembra o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília

Ela foi instituída em 2006 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

O objetivo é sensibilizar a sociedade para combater as diversas formas de violência cometida contra pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a violência contra idosos consiste em ações ou omissões prejudiciais à integridade física e emocional que impeçam o desempenho do papel social. Denúncias desse tipo de situação podem ser feitas pelos telefones 100 ou 162.

Desde março de 2016, o Distrito Federal conta com a Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin). Com ela, cidadãos com idade igual ou superior a 60 anos ganharam mais um aliado no cumprimento do Estatuto do Idoso.

Além disso, o governador Rodrigo Rollemberg regulamentou, em março deste ano, o Fundo dos Direitos do Idoso do Distrito Federal.

O fundo tem objetivo de facilitar a captação, o repasse e a aplicação de recursos destinados ao desenvolvimento de ações voltadas à terceira idade.

Fonte: Agência Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário



imagem-logo