Acidentes mais comuns envolvem instalações da rede elétrica e fogos de artifício

Defesa Civil recomenda atenção especial com a rede elétrica ao enfeitar as ruas para a Copa do Mundo 2018. (Gabriel Jabur/Agência Brasília)

Muitos moradores do Distrito Federal ainda se organizam para enfeitar as ruas para a Copa do Mundo 2018, aberta oficialmente nesta quinta-feira (14). A Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil reforça que são necessários alguns cuidados na hora de organizar o espaço e durante as comemorações.

De acordo com o coordenador de Operações da Defesa Civil, tenente-coronel Sinfrônio Lopes, os acidentes mais comuns durante esse tipo de festividade envolvem as instalações da rede elétrica e fogos de artifício.

Entre as recomendações está a de manter distância mínima de 1,5 metro entre a rede elétrica e os enfeites. Além disso, itens como arames e outros materiais metálicos não devem ser utilizados.

O tenente-coronel ressalta que, quando for possível, os moradores devem consultar um engenheiro civil ou eletricista com habilitação.

No caso dos fogos, os cuidados são comprar de empresas certificadas pelo Corpo de Bombeiro Militar e pela Polícia Civil do DF, ler todas as orientações da caixa antes da utilização e não ingerir bebida alcoólica antes de manusear o artifício.

Crianças não devem soltar fogos. Mesmo quando utilizarem produtos destinados a elas, como bombinhas, é preciso a supervisão de um adulto.

Agência Brasília