Cerimônia ocorreu no Ginásio Nilson Nelson, quando também foram premiados os vencedores do segundo concurso de cartazes da iniciativa. Rodrigo Rollemberg participou da solenidade nesta quarta-feira (29).

Cerca de 8 mil alunos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar do DF se formaram nesta quarta-feira (29). A cerimônia ocorreu no Ginásio Nilson Nelson, com a presença do governador de Brasília, Rodrigo Rollemberg, e da esposa, Márcia Rollemberg, colaboradora do governo.

“É muito importante que vocês aproveitem essa oportunidade de ter conhecimento do mal que o uso das drogas faz”, disse aos estudantes, que, segundo ele, receberam informações suficientes para recusar esse tipo de oferta e valorizar a vida saudável.


“O Proerd é hoje o principal programa de prevenção, resistência e enfrentamento às drogas no Brasil”, destacou o comandante-geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Marcos Antônio Nunes de Oliveira.

Vencedores do 2º Concurso de Cartazes Proerd

Na cerimônia, ocorreu ainda a premiação das instituições de ensino vencedoras do 2º Concurso de Cartazes Proerd.

O objetivo é prevenir o abuso de substâncias lícitas e ilícitas no ensino fundamental e ensinar estratégias de enfrentamento saudável diante de situações de risco e tensão, próprias do fim da infância e início da adolescência.

O tema proposto foi Caindo na R.E.A.L. (do acróstico Recusar, Explicar, Abster-se e Livrar-se). Os participantes de escolas públicas e particulares do DF atendidas pelo Proerd neste ano concorreram em três categorias, de acordo com o ano escolar.
O que é o Proerd

O Proerd é um programa da Polícia Militar, atua no Distrito Federal desde 1998 e foi institucionalizado pela Lei Distrital nº 3.946, de 12 de janeiro de 2007.

O programa tem foco na prevenção e na conscientização dos estudantes, alertando-os sobre os malefícios das drogas e sobre a conduta associada à violência.

Ao final dos trabalhos nas escolas, é promovida uma formatura, em que são celebrados os resultados atingidos em parceria entre instituições de ensino, comunidade e Polícia Militar.

Em 19 anos de trabalho, foram atendidas mais de 670 mil crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares. Apenas neste ano, foram 119 instituições de ensino e 15.534 alunos envolvidos.

Leia o pronunciamento do governador Rodrigo Rollemberg na formatura dos alunos do Proerd.